Cidadeverde.com

Secretário diz que governo está trabalhando em Plano de Segurança do PI

Imprimir

O secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu, afirmou que o Piauí já tem o seu próprio Plano de Segurança, que no momento é emergencial, mas que o governo está trabalhando para aprimorá-lo e torná-lo definitivo. 

Sobre a discussão em torno da criação do Plano de Segurança Nacional, Fábio Abreu esclareceu em entrevista ao Programa Notícia da Manhã desta quinta-feira (19), que recebeu o convite do ministro de Justiça e foi a Brasília conhecer melhor o projeto.  

“Lá a gente ouviu e analisou o projeto e fez alguns questionamentos. É bom que se explique para a população do Estado do Piauí que o plano proposto pelo governo federal é nacional. Isso não significa que não tenhamos também o nosso plano. Estamos trabalhado ainda sobre um plano emergencial e esse ano a gente pretende finalizar e transformar em um definitivo, mas um plano estadual”.

Fábio Abreu também reafirmou que existem no Piauí detentos que são de algumas facções, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), mas que são indivíduos isolados, que não atuam aqui no Estado a favor dessas grupos. 

“Já temos feito várias reuniões, também com a presença do secretario de Justiça, para avaliarmos e analisarmos o cenário no Estado. A conclusão foi de que, diferente do Rio Grande do Norte, em que há presença dessas facções dentro e fora dos presídios, aqui temos a presença de alguns indivíduos que pertencem a facções, mas que não atuam aqui. Por acaso foram presos, mas que não atuam nessas facções”, esclareceu.

Ele considera que, diante de tudo que está acontecendo no cenário nacional, é preciso que os órgãos competentes no Piauí tomem as precauções para evitar que a situação da segurança se agrave mais ainda, a exemplo do que aconteceu em outros Estados.  


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais