Cidadeverde.com

Moradoras se amarram a poço após ficar sem água em bairro da zona Sudeste

Imprimir


Fotos: Carlienne Carpaso/Cidadeverde.com

Três moradoras do conjunto Pedro Balzi, zona Sudeste de Teresina, amarraram-se a um poço como forma de protesto contra a falta dde água no local. Elas alegam que há 10 dias estão sem abastecimento nas residências. Para os moradores, o o momento é de desespero, já que muitas famílias possuem crianças, idosos e pessoas com deficiência. As mulheres prometem sair apenas depois que a Agespisa e a Eletrobras resolveram a situação. 

Uma das manifestantes, que atou os braços ao poço, é Cristiane Marques.

"Hoje, eu acordei e mais uma vez não tinha água na minha casa para lavar louça, roupa, fazer comida, e eu tenho filhos pequenos, e a sujeira traz doenças, ninguém consegue viver sem água", relatou. 

Cristiane se juntou à moradora Angêla de Jesus, que já estava no local pedindo que a bomba do poço seja ativada para abastecer os moradores. "É uma negligência total", lamentou Ângela. 

Segundo outros moradores, esse é o segundo poço escavado na região, e há um ano as famílias aguardam seu pleno funcionamento.

O presidente da associação dos moradores do conjunto, Manoel da Silva, por diversas vezes os representantes da comunidade já foram à Agespisa e Eletrobras, resolver a questão, mas até agora nada foi feito. 

A Agespisa informou, por meio da assessoria de comunicação, que o problema no desabastecimento teve início após uma ocupação na área. Os novos moradores estariam furtando a água que seria destinada aos moradores do conjunto Pedro Balzi, que teve toda sua estrutura, inclusive poço, fornecida pela Prefeitura de Teresina.

A Agespisa disse ainda que, para tentar solucionar o problema, construiu um novo poço, mas este não está funcionado porque a instalação da bomba, pela Eletrobras, ainda não foi feita. A Agespisa destacou que está "dependendo da Eletrobras para resolver a situação". Hoje (19), técnicos foram enviados ao local para tentar amenizar o problema.

Ampliada às 19h03
Em resposta, a Eletrobras Piauí informou que a instalação de bombas não é de sua responsabilidade. A distribuidora de energia informa que esteve no local e regularizou a ligação solicitada pelos moradores. 

Carlienne Carpaso (Flash)
Maria Romero e Rayldo Pereira (Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais