Cidadeverde.com

Filho de Teori Zavascki confirma morte de ministro em queda de avião no RJ

Imprimir

Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social.

O filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, escreveu no Facebook: "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!". Ele já havia publicado: "Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre".

O avião de pequeno porte viajava de São Paulo para Angra dos Reis (RJ) quando caiu no mar, próximo à cidade de Paraty, cidade litorânea fluminense. Havia outras quatro pessoas a bordo, incluindo o piloto.
 
O magistrado tinha 68 anos e era relator da Lava-Jato no STF. Ele estava em um bimotor, modelo King Air. A aeronave saiu do Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h, e, antes de chegar ao destino, caiu no mar, próximo a Ilha Rasa. Ainda não há informações sobre o que teria causado o acidente. 

Resgate difícil
 
Por ter caído em alto-mar, o trabalho de resgate enfrentou dificuldades. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi enviada ao local. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro também foi acionado.
 
Um empresário contou que vários barcos se dirigiram ao local do acidente e que os gritos de socorro de uma mulher chegaram a ser ouvidos. Porém, quando os voluntários retiraram as fuselagens que a prendiam, a encontraram morta.
 
Doutor em direito processual civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Zavascki é membro do Supremo desde 29 de novembro de 2012, por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff.

Atualizada às 17h

O ministro Teori Zavascki era um dos passageiros do avião que caiu no mar em Paraty, no Rio de Janeiro. A confirmação foi dada pelo filho do ministro, Francisco Zavascki — segundo ele, o pai embarcou na aeronave do Hotel Emiliano que saiu de São Paulo e ia para Angra dos Reis com quatro pessoas a bordo.

— Agora é rezar e torcer por um milagre — disse à coluna o filho do ministro.

No Facebook, Francisco confirmou publicamente o fato:

Atulaizada às 16h30

O nome do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki estava na lista de passageiros do avião que caiu na tarde desta quinta-feira (19/1) perto da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria da Suprema Corte. Não há confirmação, contudo, de que o magistrado tenha, de fato, embarcado na aeronave.
 
O avião, um bimotor, modelo King Air, saiu do Campo de Marte, em São Paulo, rumo a Paraty, por volta das 13h desta quinta-feira. Antes de chegar ao destino, no entanto, a aeronave caiu no mar. O Corpo de Bombeiros está no local para buscar possíveis vítimas. Ainda não há informações sobre quantas pessoas estavam no avião. 

O presidente Michel Temer foi informado de que o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki está na lista dos passageiros do avião.

O avião saiu de São Paulo. Não há informação sobre o número de passageiros, ou se houve sobreviventes. A família do ministro já foi informada, além do presidente Michel Temer e da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, que busca informações sobre os passageiros.

O Corpo de Bombeiros informou que pelo menos três pessoas estão dentro do avião. A aeronave saiu do Campo de Marte, em São Paulo (SP), e tinha como destino a cidade de Paraty. O acidente ocorreu por volta das 13h30m. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, um dos tripulantes chegou a ser encontrado com vida, mas acabou não resistindo. Os outros dois já estavam mortos.

Mergulhadores do Grupamento Marítimo da Barra estão se deslocando até o local de helicóptero para ajudarem no resgate. A aeronave pertencia ao empresário da construção civil Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, de São Paulo. Os corpos ainda não foram identificados.

O avião, que é de pequeno porte com capacidade para oito pessoas, está praticamente submerso, o que dificulta na retirada dos corpos. Por este motivo, houve a necessidade do apoio da equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Mais dois fatores complicam o trabalho dos militares: as águas no local da queda da aeronave são turvas e o avião ficou bastante retorcido com o impacto com o mar.

Além dos bombeiros, militares da Capitania dos Portos e da Polícia Militar estão no local dando apoio às buscas. Moradores da região disseram que sentiram um forte cheiro de combustível no momento do acidente. A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que um equipamento com um guindaste está se deslocando para a região, a fim de tentar retirar o avião do mar.

A Infraero informou que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01m do Campo de Marte, em São Paulo (SP) com destino a Paraty.

Uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também está no local para investigar o que causou o acidente.

Teori é o relator da Operação Lava-Jato no Supremo. Indicado pela presidente Dilma Rousseff, Teori assumiu o cargo de ministro do Supremo em 2012. Antes disso, foi ministro do Superior Tribunal de Justiça. Formou-se em Direito em 1972, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde fez mestrado e doutorado.

Atualizada às 15h30

Um avião caiu na tarde desta quinta-feira (19) no mar de  Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente foi próximo à Ilha Rasa. O aeroporto do litoral informou que o avião saiu de São Paulo (SP) e caiu a 2 km de distância da cabeceira da pista. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), quatro pessoas estavam a bordo. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas.

Por volta de 14h50, a Polícia Militar havia disponibilizado uma lancha para auxiliar nas buscas. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros também trabalhavam no resgate.

Segundo moradores da região, no momento do acidente chovia forte em Paraty. "Eu não vi o momento do acidente só senti um cheiro muito forte de combustível. De onde estou, consigo ver o resgate. Tem uma pessoa tentando sair da aeronave que parece ser de pequeno porte", contou Rosália Ramos Lima, proprietária de uma pousada e restaurante da ilha.

A assessoria de comunicação da Infraero confirmou ao G1 que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo (SP) com destino a Paraty. A aeronave é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

O dono e operador da aeronave é o hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac. O G1 procurou a assessoria de imprensa do grupo Emiliano Empreendimentos e eles não tinham informações sobre o acidente.

Às 15h50, uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estava se dirigindo ao local para apurar as causas do acidente.

Fontes: G1 e Correio Braziliense

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais