Cidadeverde.com

Como saber a porcentagem ideal de gordura no corpo

Imprimir

Para alcançar a porcentagem de gordura ideal e ter um corpo definido, além de diminuir a quantidade de alimentos ricos em gordura que se come, é aconselhado praticar exercício de alta intensidade pelo menos 90 minutos todos os dias, como corrida ou jump, por exemplo. A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário. 

 

Como calcular a gordura corporal
Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.
Esta medição não deve ser feita durante a gravidez, após atividade física intensa, durante a menstruação, nem 5 dias antes, nem 5 dias depois da menstruação, pois os valores ficam alterados. Além disso, existem fórmulas que levam em consideração as circunferências e dobras da pele nas regiões com mais gordura corporal como abdômen, costas, braço e coxa, que o nutricionista pode utilizar para medir a quantidade de gordura localizada, ajudando o preparador físico a definir um plano de treino para diminuir a gordura localizada numa região do corpo.

 

Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais