Cidadeverde.com

Florida Cup: Vasco x River Plate, um reencontro monumental

Imprimir

Quis o destino que Vasco e River Plate se reencontrassem mais uma vez em um torneio internacional. Desta vez, o Cruzmaltino vai encarar o time argentino na disputa do terceiro lugar, na Florida Cup.

Este duelo para o torcedor vascaíno remete a grandes lembranças como aquele gol mitológico marcado por Juninho na Copa Libertadores da América de 1998. 

Talvez o ponto mais alto desta rivalidade. Na ocasião, as duas equipes que brigavam por uma vaga na grande decisão do torneio intercontinental tiveram que esperar a realização da Copa do Mundo para se enfrentarem.

O que acabou levando mais um ingrediente emocionante para o confronto, já que a Seleção Brasileira sofreu uma dolorida derrota para a França na Copa do Mundo, e a Argentina fez fraca campanha caindo nas quartas de final. 

Aquele duelo servia também para elevar os animos das duas nações. Na primeira partida, em São Januário, a torcida lotou o estádio e logo esqueceu da ferida da Copa quando o "Pantera" balançou as redes no início do jogo. O River Plate até tentou o empate, mas os vascaínos conseguiram segurar o resultado. 

No jogo da volta, com o Monumental de Nunez extremamente lotado, o River foi pra cima na pressão até Sorín marcar o gol e empatar o confronto. A equipe cruzmaltina se segurava e tentava balançar as redes no contra-ataque, mas sem sucesso.

Quando a partida se encaminhava para uma decisão por pênaltis, Juninho Pernambucano, que substituirá o artilheiro Luizão, pegou a bola para uma cobrança de falta que ficou imortalizada na história vascaína.

Aos 37 minutos do segundo tempo, o "Reizinho" balança as redes e dava a vantagem que o Vasco precisava para chegar até a final da Copa Libertadores.

O meia ficou eternizado na história e é sempre lembrado nos estádios com a música "Contra o River Plate sensacional (gol de quem?), gol do Juninho, monumental". 

Em seguida, na decisão, o Vasco encarou o Barcelona de Quayaquil e faturou a primeira Copa Libertadores de sua história, no ano do centenário do clube 

Dois anos depois, o Vasco voltava ao Monumental para encarar o River pela semifinal da Copa Mercosul. Mas diferente do confronto pela Libertadores, o Cruzmaltino passou por cima vencendo por 4 a 1 e levando bela vantagem para o jogo de volta. Em São Januário, o Vasco confirmou a classificação ao derrotar os argentinos por 1 a 0 carimbando a vaga na grande decisão. 

Vasco e River Plate se enfrentam neste sábado(21), às 18h15, em Orlando, na Flórida. A partida é válida pelo terceiro lugar do torneio amistoso Florida Cup. 


Fonte: GOAL

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais