Cidadeverde.com

No Piauí, Jovair Arantes declara: "vivemos o pior momento da Câmara"

Imprimir
  • 52bcd27a-cd44-4324-bef3-a3c899a20b6f.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • fce04c65-c056-48f5-9610-8eb5ec70355b.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 9a700e86-2cf4-410b-a30c-c6b832353f78.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 7222af40-3cd8-425f-9d82-60a825619def.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • d91fe977-40b1-4b11-8a20-d1729fdf0b45.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 530df909-da73-40b0-ad56-a97966ea04e4.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 1fbc7361-7e93-44a9-ac87-2ccbf77e844a.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • d2a59d51-06f8-4588-87a4-2e1716a2e0bb.jpg Wilson Filho/Cidade Verde

O deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) esteve em Teresina neste sábado (21) para pedir apoio da bancada piauiense à sua candidatura para presidente da Câmara Federal. O parlamentar desembarcou na capital por volta das 13h vindo de João Pessoa (PB) e seguiu para um restaurante na Zona Leste. Ainda no aeroporto, Arantes disse que a Câmara vive atualmente seu pior momento e que sua candidatura visa, como todas as outras, levar melhorias para a casa.

"Desde a época da redemocratização do Brasil nós vivemos hoje o pior momento da Câmara.  Um candidato a presidente de qualquer órgão é pra melhorar a situação. Nós temos uma Câmara hoje numa situação muito delicada. Isso são dados reais baseados em pesquisas e na convivência dos deputados lá em Brasília e com a sociedade. A Câmara precisa respeitar a sociedade.", pontuou o deputado.

Entre as propostas do deputado para a Câmara estão a previsibilidade das votações que acontecem na casa para evitar as famosas "votações surpresa". "Queremos dar previsibilidade ao funcionamento da casa. Acabar com esse negócio de funcionar a qualquer momento sem a população saber o que está acontecendo com votações já estabelecidas com organização da demanda dos deputados. Vamos ter um dia pra votar projetos de deputados do Brasil inteiro pois há deputados hoje que são escanteados de tal modo que nós temos que fazer a Câmara funcionar", completou.

Jovair foi recepcionado pelos deputados Paes Landim, presidente estadual do PTB; Átila Lira (PSB), e o secretátio de segurança, Fábio Abreu, deputado licenciado. Landim disse que ainda não tinha como avaliar as chances de vitória do colega. "Ele está viajando pelos Estados. Não tenho como avaliar as chances dele ainda. Vamos sentar e ouvir o que ele tem a dizer", declarou.

Átila Lira afirmou que ainda não tinha uma posição formada sobre a sucessão na Câmara. "O cenário é instável", disse.

Jovair falou ainda que sua vinda em campanha para o Piauí abre um caminho de comunicação maior com os parlamentares locais. "Estou abrindo um canal de diálogo para dar mais espaço aos estados e municípios brasileiros. Quero mostrar ao Governo do Estado que estaremos em comunicação permanente", afirmou.

Para o secretário Fábio Abreu, Rodrigo Maia deveria desistir de sua candidatura à reeleição. Ontem, o juiz federal substituto Eduardo Ribeiro de Oliveira, da 15ª Vara Federal de Brasília, expediu liminar proibindo o presidente de concorrer à reeleição.

"Como houve essa eleição e ele ganhou e como não está previsto no regimento interno da Casa, não é interessante ele judicializar algo que não está escrito no nosso regimento interno. Seria interessante ele cumprir o mandato dele e deixar a eleição fluir normalmente", disse, defendendo o nome de Jovair para o cargo.

"Na minha opinião o deputado Jovair é o mais gabaritado. É um parlamentar antigo, já tem um bom tempo de Casa e já exerceu várias funções na Mesa Diretora", declarou.

Propostas

Entre as propostas defendidas pelo parlamentar, está o resgate da força e do protagonismo da Câmara, com ênfase na independência do Poder Legislativo. O deputado quer tornar mais democráticas as relatorias de propostas em análise na Casa abrindo espaços a todos os deputados por meio de rodízio. Além disso deverá definir os horários das votações no Plenário da Casa para impedir que elas avancem pela madrugada.

Após a reunião, o candidato embarcou para São Luís, no Maranhão. 

A eleição

O processo de eleição na Câmara começa dia 2 de fevereiro. São 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. Serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.

O cronograma da eleição começa no dia 1º de fevereiro. Os partidos têm até as 12 horas dessa data para formar blocos parlamentares. Às 15 horas, será realizada uma reunião de líderes para a definição, pelos blocos, dos cargos a que têm direito.

Carlienne Carpaso (flash)
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais