Cidadeverde.com

PI: 776 candidatos fizeram 2ª fase do Exame de Ordem

Imprimir

O total de 776 candidatos realizaram a segunda fase do XXI Exame de Ordem Unificado no Piauí na tarde deste domingo (22). O certame, que acontece em todo o Brasil, é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Do total de 807 inscritos, 32 faltaram à prova, que teve início ao meio dia e duração de cinco horas.

As provas foram aplicadas nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba. Em Teresina, 685 candidatos compareceram ao Centro Universitário Uninovafapi, enquanto outros 27 faltaram à prova.
 
Em Parnaíba, a prova aconteceu na Faculdade Mauricio de Nassau e contou com 55 candidatos presentes e 03 faltosos. Em Picos, apenas 02 candidatos não compareceram, enquanto outros 63 realizaram o certame.

Os candidatos que realizaram o Exame em Teresina foram recepcionados pelos integrantes da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PI, da Comissão do Jovem Advogado e pelos dirigentes da Ordem. Água, canetas e palavras de incentivo foram distribuídas na entrada do local de prova.  

O presidente e o vice-presidente da OAB-PI, Chico Lucas e Lucas Villa, respectivamente, parabenizaram a ação das Comissões em prestar apoio aos candidatos, bem como de acompanhar o procedimento da aplicação da prova, garantindo a lisura do certame.

Para a presidente da Comissão do Jovem Advogado, Nadja Santiago, a ação tem o objetivo de apoiar o bacharel em Direito, sobretudo de aproximá-lo da Instituição. A presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PI, Fernanda Amaral e o vice-presidente, Sérgio Angelim, além dos demais membros, também estiveram no local, acompanhando a aplicação da prova.

Na segunda etapa, conhecida como prático-profissional, os examinandos respondem a quatro questões escritas discursivas e preparam uma peça profissional. Com duração de cinco horas, o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
 
A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais