Cidadeverde.com

Morre aos 86 anos, o desembargador Paulo Freitas no hospital São Marcos

Imprimir

O desembargador Paulo de Tarso Mello e Freitas, 86 anos, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado, morreu na manhã desta segunda-feira (23) no hospital São Marcos. 

O magistrado – que fazia tratamento para Alzheimer – teve uma infecção urinária e estava desde julho internado na UTI do hospital.

“A infecção desencadeou outras e o seu quadro se agravou. É um momento difícil para todos da família”, disse a juíza Maria Luiza de Mello Freitas, da vara da Infância e da Juventude e que foi casado com o desembargador.

Ela informou que o velório acontecerá a partir das 9h30 na capela cemitério Jardim da Ressurreição. O sepultamento ocorrerá ao meio dia no mesmo cemitério.

Paulo Freitas foi um dos juristas que galgou os postos mais importantes da magistratura. Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral, da Associação dos Magistrados e corregedor do Tribunal de Justiça do Estado. Foi ainda promotor, delegado e vereador de Teresina.

O desembargador é pai da juíza Regina Freitas, da Vara da Família. Ele tem quatro filhos. 

Veja na íntegra nota de pesar do TJ/Piauí: 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí informa o falecimento do desembargador aposentado PAULO DE TARSO MELLO E FREITAS, na noite do último domingo 22.01, em hospital particular de Teresina.
 
PAULO DE TARSO MELLO E FREITAS nasceu em Teresina, em 1930 e graduou-se bacharel pela Faculdade de Direito do Piauí, em 1953. Ingressou na vida pública como advogado, depois promotor (Teresina, Luzilândia e Miguel Alves).  Foi ainda Delegado de Segurança Pessoal e Ordem Pública , Diretor do Instituto de Criminalística, Delegado de Vigilância Geral e Capturas  e vereador em Teresina, renunciando ao mandato para ingressar na magistratura, como juiz de Direito em São Miguel do Tapuio. Apos passar por Miguel Alves, Piracuruca e Teresina, assumiu em 1971 o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça,de onde foi corregedor-geral e presidente.
 
Além de renomado professor das disciplinas de as disciplinas de Direito Judiciário, Civil, Penal, Penitenciário, Eleitoral e de Organização Judiciária da Universidade Federal do Piauí - UFPI, foi o primeiro Juiz Auditor da Justiça Militar do Piauí; Jornalista; Diretor da revista Piauí Judiciário; Membro do Conselho Penitenciário; Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses; ocupando, também, uma cadeira na Academia Piauiense de Letras.
 
Aposentou-se como Desembargador em 2 de março de 1990.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais