Cidadeverde.com

Companhia de São Paulo se apresenta em Oeiras e Teresina

Imprimir

 

Com argumento de Lourimar Vieira, escrita por Cícero Lopes e dirigida por Marcos Felipe, a peça 'Os sapatos que deixei pelo caminho' será apresentada nesta quarta e quinta, às 20h, no Cine Teatro Oeiras, e no domingo no Theatro 4 de Setembro. O espetáculo leva o espectador a fruir aventuras e desventuras de Poim, personagem central nascido no povoado de Sabiá, município de Oeiras, no Piauí. O apelido define o “mirradinho, pouquinho de gente”, vindo à luz em maio de 1964, semanas após o golpe militar que implantou a ditadura no Brasil.

 

A dramaturgia criada em processo colaborativo tem viés biográfico. Pontua a trajetória do menino/moço/adulto em seus laços de família afrouxados pela morte do pai, seguido da migração da mãe do nordeste para o sudeste, precisamente o litoral paulista, para onde ele também rumará compondo o núcleo ao lado das irmãs. O abuso na infância, o preconceito devido à origem e à afirmação de sua sexualidade são alguns dos conteúdos expressados com recursos da performance. Múltiplos atores são o protagonista e interagem com bonecos e máscaras.

 

Segundo Lourimar Vieira, ator e produtor do espetáculo, a peça é uma declaração de amor a Oeiras e ao Piauí. O espetáculo já foi selecionado para 11 importantes festivais de teatro e representou o Brasil no 8º Ciclo de Teatro Brasileiro que aconteceu em Arcos de Valdevez em Portugal. A peça se apresentou em Teresina em 2015 no FESTLUSO e em dezembro de 2016 no 5º. Festival Nacional de Teatro de Floriano.

 

Homenagem

Lourimar Vieira, nasceu no Sabiá, povoado de Oeiras, rumou para Santos/SP, em 1977 aos 13 anos, onde iniciou sua carreira de ator. Por elevar o nome do Piauí será homenageado dia 24/1/2017 no Cine Teatro Oeiras, com a Medalha Renascença que será entregue pelo Governador Wellington Dias, Grão Mestre da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

 

Serviço:

Cine Teatro Oeiras - Oeiras/PI
25 e 26/01/2017, 20h
Theatro 4 de Setembro - Teresina/PI

 

Theatro 4 de Setembro
29/01/2017 - 19h
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos
Entrada Franca

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais