Cidadeverde.com

Livros de Paulo Coelho são confiscados na Líbia; conteúdo é considerado 'anti-Islã'

Imprimir

Escritores e intelectuais líbios denunciaram, nesta segunda-feira, que autoridades da cidade de Al Marj confiscaram dezenas de livros julgados "eróticos" ou "anti-Islã". Entre as obras apreendidas, estava a do escritor brasileiro Paulo Coelho, a do filósofo Friedrich Nietzsche, do escritor americano Dan Brown e do Nobel de Literatura Naguib Mahfuz.

Os escritores líbios Azza Maghur, Idriss Al Tayeb e Radhuan Bushwisha publicaram um comunicado em protesto à apreensão dos títulos, que foram levados em um caminhão pela rota da cidade de Tobruk à Bengasi. Eles denunciaram a situação, e declararam que "seja qual for o pretexto", é uma tentativa de "amordaçar as vozes e confiscar a liberdade de opinião e pensamento".

Em um vídeo, uma autoridade de segurança da cidade de Al Marj - que é controlada pelo Exército Nacional Líbio - critica a "invasão cultural" através dos livros sobre xiismo, cristianismo e bruxaria, além de romances com passagens "eróticas", que são contrárias aos preceitos do islamismo sunita, considerado uma vertente mais moderada.

Em seu Twitter, o escritor brasileiro mostrou indignação, e prometeu acionar autoridades brasileiras.


Fonte: O Globo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais