Cidadeverde.com

Guarda Municipal irá atuar nos espaços públicos de lazer em Teresina

Imprimir


A Guarda Municipal em Teresina estará em ativa a partir desta terça-feira (24). Ao todo, 100 guardas atuarão na proteção ao patrimônio público e na assistência à comunidade. O lançamento ocorrerá no Parque Estadão da Cidadania, às 19h de hoje. Inicialmente, eles estarão presente em locais público de lazer: Parque da Cidadania, Complexo Esportivo Parentão, Parque  Ambiental Lagoas do Nortes, e os Centros de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul. 

O secretário municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Samuel Silveira, alertou que a Guarda Municipal, apesar de possuir armamento, não tem propriedade de polícia. A entrega dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI),  aconteceu nontem (23), no Comando Geral da Polícia Militar. 

“É importante frisar que a Guarda Municipal não é propriamente polícia, o foco da Guarda Municipal é para o patrimônio público, com um olhar dinâmico para a comunidade, e irá proteger o servidor público e o usuário do serviço público”. 

Samuel Silveira esclareceu o motivo pelo qual os guardas estarão com armamento no Parque da Cidadania, Parentão e Lagoas do Norte. 

(Foto: Rômulo Piauilino/Prefeitura de Teresina)

“Nesses espaços a Guarda Municipal atuará de forma completa, com todos os equipamentos de proteção individual, inclusive com armamento, para servir de segurança para as pessoas que diariamente procuram por esses espaços e que cada vez mais necessitam de uma segurança maior”, comentou. 

Além disso, o secretário ressaltou que a presença dos guardas nessas localidades é para a população aceitar com maior facilidade. 

“Nós queremos a título de experimento colocar a Guarda Municipal nos mecanismo de público de entretenimento, para que haja uma aceitação maior da população, no que toca o empoderamento naqueles espaços em que a população tenha uma maior visitação. A partir disso, queremos fazer uma avaliação e detectar uma expansão ou não para outros territórios”, declarou. 

Secretário Samuel Silveira na entrega dos equipamentos para a Guarda Municipal (Foto: Wilson Filho)

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais