Cidadeverde.com

Amariles Borba pede 'controle do Aedes' após 1º caso de febre amarela no Piauí

Imprimir

 

Após o Piauí registrar o primeiro caso suspeito de Febre Amarela, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta a população sobre a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albicans, ambos transmissores da doença. 

A médica e diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba,  pede que as pessoas eliminem focos dos mosquitos em suas residências. "A população deve ter cuidado para não estar criando o Aedes. É um dever que todos nós temos que fazer porque senão não vamos conseguir controlar o mosquito", pondera Amariles.

Amariles orienta, ainda, que as pessoas se vacinem contra a doença, principalmente quem for viajar para regiões onde há surto de Febre Amarela. "Não há necessidade de correr para os postos de vacina, mas se você vai para municípios onde estão acontecendo a doença tem que vacinar", esclarece a diretora de Vigilância. 

A FMS avisa que há vacinas em todos os postos de saúde do município. Sobre o caso suspeito de Febre Amarela, a Fundação já solicitou exames no paciente para outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a Zika, Febre  Chikungunya, Dengue e Mayaro.  

"Temos que ter um diagnóstico diferenciado", completa Amariles. O caso também foi informado ao Ministério da Saúde. Já o exame confirmatório ou não de Febre Amarela será realizado em Belém (PA) e deve ficar pronto em 15 dias. 

58 municípios piauienses monitorados

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela em 58 municípios piauienses, por considerar as cidades como áreas de risco para proliferação do mosquito transmissor da doença. São eles: Alvorada do Gurguéia, Anísio de Abreu, Antônio Almeida, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Caracol, Colônia do Gurguéia, Coronel José Dias, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Eliseu Martins, Fartura do Piauí, Gilbués, Guadalupe, Guaribas, Itaueira, Jerumenha, João Costa, Júlio Borges, Jurema, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Nazária, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, Santa Filomena, Santa Luz, São Braz do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, São João do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, Sebastião Barros, Sebastião Leal, Tamboril do Piauí, Uruçuí e Várzea Branca.

Vacina

A FMS esclarece que a  imunização contra a Febre Amarela é feita com a vacinação, que é prevista no calendário para crianças de 9 meses de idade e reforço aos 4 anos. As grávidas não podem ser vacinadas. A eficácia da vacina é de 10 anos.

Viajantes que se destinam para as áreas de risco também devem se vacinar. 

 

 

Izabella Pimentel (com informações da TV Cidade Verde)
Especial para o cidadeverde.com
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais