Cidadeverde.com

Comercialização da Pitaya cresce na Ceapi. Saiba mais

Imprimir

Uma fruta ainda exótica para os piauienses, originária de regiões tropicais, tem chamado a atenção por suas propriedades nutritivas e pelo potencial em dietas de emagrecimento, a pitaya. De sabor doce e textura gelatinosa, a fruta é conhecida por ser rica em fibras, vitamina A e minerais como ferro, zinco, potássio e manganês.

A pitaya é encontrada em alguns boxes na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) e custa, em média,  R$ 21 o quilograma. De acordo com relatório divulgado na manhã desta sexta-feira (27), pelo setor de estatísticas do mercado, a comercialização da fruta cresce, em média, 30% nesta época do ano.

A pitaya ficou conhecida entre os adeptos de dietas emagrecedoras na forma de seu extrato, o koubo. Agora, com a recente produção em maior escala no país e comercialização em redes de supermercado, a fruta começa a aparecer um pouco mais nos pratos dos brasileiros. Os estados que abastecem a Ceapi da fruta são estes: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Em visita a Ceapi na manhã desta sexta-feira, a nutricionista Ágatha Crystian explicou que a pitaya pode ajudar no emagrecimento porque dá saciedade e ajuda no bom funcionamento intestinal. “A fama de alimento milagroso no controle do peso tem fundamento. Por conter significativa quantidade de fibras, que ajudam a inibir a fome, e baixo teor calórico, já que 100 gramas da fruta têm, em média, 50 calorias, ela pode, de fato, ser uma grande aliada de quem deseja perder alguns quilinhos. Dentre as frutas, ela é uma das que provocam maior duração da saciedade”, disse a nutricionista.

Ágatha disse ainda que, além de emagrecedor, a fruta ajuda no controle do diabetes e do colesterol, previne doenças cardíacas, fortalece o sistema imunológico e é antioxidante e funciona como laxante suave. A nutricinista destaca que, por conta de seu sabor suave, a fruta vai bem em inúmeras receitas. “O sabor dela se disfarça bem. Podem ser feitos suco, batida com iogurte natural, geléias, bolo, saladas e sobremesas como pudim, sorvetes e doces”, acrescentou.

Segundo o Setor de Estatística da Ceapi, em 2016 circularam pelo entreposto 80 mil quilos da fruta. A safra da pitaya teve início no mês de janeiro e segue até abril.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Ceapipitaya