Cidadeverde.com

Seis dos oito atletas mais rápidos da história foram pegos no doping

Imprimir

Seis dos oito atletas mais rápidos de todos os tempos testaram positivo no exame antidoping. Em reanálise de amostra dos Jogos de Pequim 2008, a confirmação de doping do jamaicano Nesta Carter pelo uso de metilhexanamina, afirmam estes números.

Reprodução

Assim que o doping foi comprovado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu alteração do resultado da prova de revezamento, desclassificando o ouro conquistado pela Jamaica nos 4 x 100m rasos. Com a substância estimulante, Carter participou da prova com outros três conterrâneos, Asafa Powell, Micheal Frater e Usain Bolt.

Além do ouro, os jamaicanos tinham batido o recorde mundial, com um tempo de 37s10. A desclassificação dos atletas alterou o resultado da prova e ainda deu ao Brasil a medalha de bronze. Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira (Codó), completaram a prova em 38s24 e herdam agora, a terceira colocação.

Dos mais rápidos velocistas nos 100 metros rasos, apenas o icônico recordista mundial Usain Bolt e o já aposentado Maurice Greene saem isentos do doping. Enquanto o jamaicano é o primeiro colocado com 9s58, o americano ocupa a sétima colocação com 9s79.

Confira os atletas mais rápidos dos 100 metros rasos:

1º Usain Bolt (JAM): 9s58 
2º Tyson Gay (EUA): 9s69 
3º Yohan Blake (JAM): 9s69 
4º Asafa Powell (JAM): 9s72 
5º Justin Gatlin (EUA): 9s74 
6º Nesta Carter (JAM): 9s78 
7º Maurice Greene (EUA): 9s79 
8º Steve Mullings (JAM): 9s80 

Dentre os seis atletas testados com substâncias ilícitas, quatro deles são jamaicanos. Yohan Blake (3º mais rápido do mundo), Asafa Powell (4º), Steve Mullings (8º) e agora, Nesta Carter (6º) foram em algum momento punidos no exame antidoping. Da mesma forma, os americanos Tyson Gay (2º) e Justin Gatlin (5º).

Este último atleta, foi quem teve a punição mais severa. Gatlin foi campeão olímpico e mundial dos 100 metros e em 2001, foi suspenso por um ano depois de ter doping positivo no exame. Por reincidência, foi punido por mais quatro, em 2006.


Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais