Cidadeverde.com

Chuvas elevam o nível da Barragem de Bocaina

Imprimir

As chuvas que caíram na  última semana nos municípios de São João da Canabrava, São Luís do Piauí e Bocaina fizeram os córregos transbordar, causaram enchentes nos rios Bananeira e Guaribas e parte do volume de água chegou a Barragem de Bocaina. 

O Técnico de Barragens do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Francisco Alves, afirmou que o reservatório recebeu um volume considerável de água, mas ainda não é possível dizer com certeza o impacto da chuva para o volume total do açude. 

“Pelas imagens das chuvas que tive acesso dá para perceber que o foi um bom volume de água, mas ainda não tenho como saber o volume de água que chegou ao reservatório. Na próxima segunda-feira (30), irei a Barragem de Bocaina para medir com precisão o quanto de água entrou no açude”, afirmou. 

Barragem de Bocaina 

A construção da Barragem de Bocaina teve início no ano de 1980 e foi concluída em 1984, sobre a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). A obra foi executada pelo Terceiro batalhão de Engenharia e Construção (3º BECnst) sediado na cidade de Picos. 

O reservatório possui capacidade para 106 milhões de metros cúbicos de água, mas devido à falta de chuvas, está com 16 milhões, o que representa apenas 9% da sua capacidade hídrica. Para o Técnico de Barragens do DNOCS, Francisco Alves, essa é a pior seca enfrentada pela Barragem de Bocaina.   


Fonte: riachaonet
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais