Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Especialista fala sobre distúrbios da tireóide; veja

Imprimir

O quadro Saúde, do Notícia da Manhã, desta terça-feira(31/01), falou sobre os distúrbios da tireóide, glândula responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Quando a tireóide não está funcionando normal pode liberar hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente, caracterizando o hiper ou o hipotireoidismo, respectivamente.

A tireóide age na função de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins e interfere na regulação de ciclos menstruais, fertilidade, peso, memória, concentração, humor e controle emocional. O tratamento para problemas na tireóide é medicamentoso, mas em alguns casos o procedimento cirúrgico é necessário.

No estúdio, o médico endocrinologista, Wallace Miranda, informou que são vários os distúrbios da tireóide, que podem atingir a sua função ou podem estar relacionados a um nódulo. Segundo ele, a cirurgia é indicada em casos específicos, como suspeita de câncer ou quando produz muito hormônio que os medicamentos não conseguem controlar.

O doutor Wallace lembrou que a tireóide produz hormônios essenciais para a sobrevivência, os quais controlam o metabolismo. Ele alertou que pacientes com sintomas inespecíficos, como cansaço, fraqueza, queda de cabeça, pele seca, intestino mais lento ou acelerado demais, palpitação, ansiedade e insônia, devem passar por uma avaliação médica geral, pois são sinais de distúrbios na tireóide.  

O especialista ainda informou que tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem provocar alterações na pressão arterial e que aumento na região do pescoço pode ser um nódulo tireoidiano, o qual geralmente é assintomático e cuja incidência cresce com o aumentar da idade.

Assista na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais