Cidadeverde.com

PM que sacou arma durante prévia carnavalesca pode ser expulso

Imprimir

A conduta de um policial militar do Maranhão em uma prévia carnavalesca foi um dos assuntos mais comentados neste fim de semana. A ação foi registrada por meio de um vídeo que rapidamente se espalhou nas redes sociais. O comandante do 11º BPM, em Timon-MA, coronel Jaime Oliveira, considerou o caso como grave e disse que todas as medidas cabíveis já foram administradas.

Nas imagens é possível observar o militar- identificado como José Hilton- sacando um revólver em meio a multidão durante uma briga no meio da festa. Para justificar a entrada no baile armado, o PM teria dito que estava em operação, o que foi desmentido pela corporação. Ele é estudante universitário em Teresina e ingressou na PM em 2014, por isso ainda está em estado probatório. 

"Em nenhum momento a Polícia Militar vai se furtar de dar os devidos esclarecimentos. O policial teve esse desvio de conduta e vai responder tanto na Justiça comum como no âmbito administrativo. Ele não estava representando a corporação e agiu de má fé, mas foi um caso isolado. Como ele poderia estar em operação trajando bermuda e ingerindo bebida alcoólica?", questiona o coronel Jaime Xavier.

O comandante acrescenta que foi aberta sindicância demissionária. José Hilton está passível a sanções que vão desde advertência a demissão sumária.

José Hilton é lotado na Companhia de Policiamento Rural, na cidade de Colinas-MA, bem como na prevenção de assaltos a instituições bancárias. Após o caso, ele foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina, mas não foi autuado em flagrante. A coordenadora da Central de Flagrantes de Teresina, delegada Ana Luiza Marques dos Reis, explica que ele foi liberado porque não apareceram vítimas para registrar a ocorrência.

O comandante do 11º BPM informou que o policial militar envolvido na confusão deve se apresentar ainda nesta segunda-feira (06). 

 

A assessoria do evento enviou nota de esclarecimento sobre o caso. 

Sobre o incidente envolvendo ação de policial militar,  devido à desentendimento com alguns foliões presentes a festa, ocorrido durante a realização da prévia  BAILE DO PIRATA no Iate Clube, a organização do evento presta os seguintes esclarecemos:

1. Recebemos na portaria o policial.  

2. O mesmo identificou-se e solicitou acesso através de gratuidade.

3. Informou que encontrava-se armado , mas em operação.

4. A equipe de portaria, como de praxe, tirou fotografias dos seus documentos , fez o cadastro da sua presença no evento e pegou numeração da sua arma. 

5. Quando do ocorrido , acionamos a Polícia Militar do Piauí , que levou o PM para a Central de Flagrantes , acompanhado do chefe da segurança privada do evento , para que o mesmo fizesse a queixa do ocorrido.

Esperamos que:

1. A Policia Militar do Maranhao tome providências cabíveis no sentido de  penalizar o PM .

2. É necessário que a Legislação que regulamenta a presença de policiais armados em eventos com grandes aglomerações seja reformada, para evitar a exposição de pessoas inocentes a ações de agentes despreparados. Nós, realizadores de eventos, aí sim poderemos impedir o acesso de qualquer agente de polícia em shows e casas de espetáculos portando armas. Já externamos nossa preocupação para autoridades da área de segurança em outras oportunidades . 

Lamentamos, também, o fato de um jovem policial, em início de carreira , haja de forma torpe , objetivando reafirmar sua força, portando uma arma diante de uma multidão . 

Reafirmamos nosso compromisso de ter, ao nosso lado, uma equipe de segurança preparada , homologada pela Polícia Federal  e que em momento algum agiu de
rompante. Mesmo em meio a uma situação de extremo perigo, soube portar-se sem causar maior agitação no PM supra citado , visando evitar um mal  maior . 

Certos de que tomamos todas as medidas cabíveis, mesmo seguindo uma orientação que não concordamos, que é admitir a circulação de policiais em uma festa armado , reiteramos nosso compromisso de tentar, ao máximo, garantir a segurança do público presente. 

 

Materia relacionada

Homem que sacou arma em prévia de Carnaval é policial

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais