Cidadeverde.com

Eletrobras recupera R$ 50 milhões com ações de combate a furto de energia

Imprimir

A Eletrobras Piauí anunciou que conseguiu recuperar cerca de 104 megawatts/hora, o que corresponde  em termos de tarifa a R$ 50 milhões, com as ações contra furto de energia implementadas desde abril de 2016. 

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (8), a gerente de medição e fiscalização da Eletrobras Piauí, Rafaela Moreira, fez um balanço das ações e informou que as mesmas serão ampliadas em 2017. 

Os resultados do ano passado incluem a prisão de 20 pessoas por furto de energia, a regularização de 2.487 unidades só em Teresina e a implantação de 45 equipes de fiscalização. Das 73 mil unidades vistoriadas, 26 mil tinham irregularidades. 

A redução nas perdas foi de 0,74%. "Números bastante relevantes que vão continuar em 2017", disse a gerente. 

A meta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no entando, é bem maior para este ano: 1,7%. "É mais do que o dobro que fizemos no ano passado. Esse é o nosso grande desafio. E para isso, estaremos reforçando as ações de 2016". 

As equipes de fiscalização que trabalham na regularização de unidades consumidoras vão subir de 45 para 113. Além disso, uma equipe específica do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) começou a atuar exclusivamente nos casos de furto de energia. Duas pessoas já foram presas este ano. 

Rafaela Moreira frisa que os consumidores contam com outras formas de reduzir o consumo de energia sem precisar fazer ligações clandestinas, conhecidas como "gatos", que configuram em crime. O uso de equipamentos mais modernos, por exemplo, pode ajudar a diminuir a conta no fim do mês.

 

Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais