Cidadeverde.com

Regina diz que Temer faz manobras para barrar educação no campo

Imprimir

A senadora defendeu nessa quinta-feira (9) a continuidade de programas de educação no campo. De acordo com a parlamentar, o presidente Michel Temer (PMDB) está fazendo manobras para desmantelar os programas sociais implementados pelos governos Lula e Dilma, inclusive os educacionais. 

Regina relatou ter participado, há poucos dias, de reunião com alunos do curso de Educação no Campo da Universidade Federal do Piauí, mobilizados em defesa de direitos sociais já adquiridos por eles, como transportes, alimentação e hospedagem.

A senadora cita como caso exemplar do desmonte, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), ligada ao Ministério da Educação (MEC). “Esse órgão importantíssimo, que conseguiu dobrar o número de alunos com deficiência incluídos nas escolas brasileiras, está sendo esvaziado, seus melhores profissionais estão sendo demitidos e seu orçamento, cortado”, protestou.

“Eu viajo muito pelo interior e vejo fios e postes subirem e descerem morro para botar um pontinho de luz numa casinha isolada, coisa que não existia. Antes a luz passava na frente das moradias dos pobres e ia levar conforto para as casas dos coronéis. Nossos governos do PT incluíram e trouxeram as pessoas para a convivência na sociedade. Não é possível acabar isso!”

Regina concluiu apelando ao MEC para que não encerre ou esvazie projetos educacionais baseados na chamada “pedagogia da alternância”, como o da UFPI, que permite aos alunos passarem uns dias em casa, trabalhando na roça com a família, e outros na universidade, formando-se professores ou aprendendo técnicas agrícolas sustentáveis.

“O MEC precisa dar uma solução para os estudantes que estão lá, porque a universidade também não tem dinheiro. Os estudantes são filhos de trabalhadores rurais que querem se formar e voltar para a sua terra, continuar produzindo alimentos em melhores condições, praticando as técnicas que aprenderam. Não podemos perder esses meninos para virarem procuradores de emprego nas cidades”, concluiu.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais