Cidadeverde.com

Ser otimista reforça o sistema imunológico

Imprimir

Aquelas pessoas que vivem com um sorriso nos lábios e que veem o lado positivo de cada situação, ainda que as coisas não sejam tão boas, sofrem menos enfermidades e se curam mais rápido de uma infecção quando a sofrem. Ser feliz não significa deixar de lado os problemas ou não nos interessarmos por aquilo que nos acontece. Trata-se de uma filosofia de vida que pode trazer mais benefícios do que pensamos. Quando vemos o mundo cor de cinza, só nos focamos no lado mal das coisas e vivemos em um estado permanente de estresse, o corpo reage produzindo mais quantidade de esteroides e estes afetam nosso sistema imunológico.

Por isso, se você é pessimista e fica olhando o negativo de tudo, é mais provável que adoeça e sofra todo o tipo de infecção. A resistência de seu corpo aos vírus e bactérias será menor e muito desses microrganismos poderão entrar sem problemas e fazer estragos. As pessoas que já padecem de uma enfermidade crônica ou grave podem melhorar ou piorar segundo o estado de ânimo. Por exemplo, a patologia avança se estão deprimidas ou angustiadas e se recuperam com mais força se sentem esperança ou otimismo. 

Para prevenir e curar qualquer doença o melhor tratamento é ser feliz. Nosso estado de ânimo repercute na saúde física e mental. Ser negativo não somente atrai mais problemas como também enfermidades. No início do século passado o psicólogo francês Émile Coué desenvolveu um método chamado de “psicoterapia”; incluía técnicas de cura e melhorias através da autossugestão e da hipnose. Ele dizia a seus pacientes repetirem este tipo de mantra: “Estou muito melhor, tenho menos dor e me sinto bem”. Anos mais tarde o Dr Madan Kataria criou a “terapia do riso”. Esta técnica através da risada demonstrou a interação entre a saúde mental e a física. As emoções negativas debilitam nosso sistema imunológico e as positivas nos dão o remédio natural que precisamos para não permitir que as doenças avancem.

 

Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais