Cidadeverde.com

Famílias carentes de Nazária podem perder benefícios sociais

Imprimir

Em Nazária, das 2.533 famílias beneficiárias de programas do Governo, 1.383 podem ter o bloqueio e/ou cancelamento do recurso federal por conta da desatualização no sistema.

O recadastramento é um procedimento fundamental que garante a manutenção do benefício às famílias carentes. A informação é da secretária de Assistência Social do município, Nayane de Sousa Carvalho, que acrescentou que no Centro de Referência de Assistência Social-Cras foram constatadas inúmeras pendências, dentre elas, famílias que devem ser visitadas para manutenção do cadastro e mais 170 processos para atualizar dentro do sistema. “Nossa equipe diagnosticou que metade dos usuários está com o cadastro desatualizado, podendo ter a qualquer momento, o benefício bloqueado ou cancelado. O cadastro serve não só para receber o Bolsa Família, como também, desconto em energia elétrica, carteira do idoso e outros tantos benefícios do Governo Federal. Recebemos o CRAS num estado de total abandono pela antiga gestão”, disse a secretária.

A coordenadora do Cras, Elenilza Monte explicou que, fora este dado alarmante, a ex-coordenadora Ana Patrícia Rodrigues, que pertencia a antiga gestão do município, não repassou a senha para o acesso ao sistema, atrapalhando e conturbando o atendimento dos beneficiários de Nazária.

“Além de não nos repassar a senha do sistema, a mesma coordenadora informava para o Ministério do Desenvolvimento Social que acompanhava 565 famílias, sendo que esta informação é falsa e por conta disso, o município pode ser penalizado”, disse a coordenadora. 

A dona de casa Andreia Ferreira, de 22 anos, que estava na fila para se cadastrar no Bolsa Família mostrou indignação quanto ao problema. “Estou aqui com meu filho recém-nascido prematuro, que nem podia nem sair de casa, por recomendação médica, e recebi esta informação que o cadastro não será feito por conta de uma senha. Achei uma bagunça. Não tenho outra renda e agora tudo vai complicar na minha vida”, lamentou a Andreia Ferreira.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma ferramenta desenvolvida pelo governo brasileiro com o intuito de tornar acessíveis serviços de proteção social, que vão de assistência financeira ao planejamento familiar. Por meio do CRAS, as famílias em situação de extrema pobreza, passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda.

Fonte: Ascom
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais