Cidadeverde.com

Sesc apresenta exposição de Carlos Vergara na Casa da Cultura

Imprimir

O Sesc Centro-Piauí apresenta, dentro do projeto Arte Sesc Museu Mundo, a  exposição Carlos Vergara viajante – Experiências de São Miguel das Missões. A abertura será nesta terça-feira (21), às 20h, na Casa de Cultura de Teresina.

Nas Experiências de São Miguel das Missões, Carlos Vergara encontra um lugar povoado por acontecimentos de relevância religiosa, política e geográfica para a história da América. Aldeamentos indígenas gerenciados por padres jesuítas no Novo Mundo, as missões representavam parte do sonho jesuíta de civilização e evangelização desses povos.

A exposição estará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h, até o dia 20 de março. Durante a vernissage acontecerá mediação de ação educativa para estudantes de escolas públicas  da cidade, com distribuição de livretos sobre o artista e sua obra.

A abertura da exposição contará com intervenção poética  dos poetas Lucas Rolim, João Henrique Vieira e Fabrício Santos.

Sobre o trabalho

Viajante do tempo, Carlos Vergara retrata o mundo com olhar contemporâneo na exposição Experiências de São Miguel das Missões. Expor o coração, traduzir a alma, revelar aquilo que desconhecemos, e nos dar um pedaço da história do Brasil, é o que faz o artista Carlos Vergara, expor a  série “Viajante – Experiências de São Miguel das Missões”. 

A obra estabelece um diálogo entre a contemporaneidade de Vergara e as ruínas de São Miguel das Missões, um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, no Rio Grande do Sul. 

A conversão de índios pelos jesuítas ganha uma nova roupagem nas cores e na intensidade do artista. Viajante, assim Carlos Vergara é definido. Um artista que revisita acontecimentos e mescla passado e presente em suas telas.

Andarilho do mundo que quer revelar a sutileza e a força, o contraponto, e as contradições, em cores intensas, em toda a sua multiplicidade. A exposição faz parte do projeto ArteSesc, presente em mais de 80 municípios brasileiros e que já realizou mais de 30 mostras de artes visuais em quase todos os estados. 

Desde o ano passado, a exposição “Viajante” já passou por estados como Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraíba e Alagoas. Em Mato Grosso, antes de chegar a Cuiabá, a exposição passou pelo Sesc Rondonópolis, em outubro.

Sobre o artista

Carlos Augusto Caminha Vergara dos Santos nasceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1941. Na década de 1950, chegou ao Rio de Janeiro e trabalhou como analista de laboratório; em paralelo, dedicava-se ao artesanato de joias, as quais foram expostas na 7a Bienal Internacional de São Paulo em 1963, ano em que descobriu o desenho e a pintura. 

Participou, então, das emblemáticas mostras Opinião 65 e 66, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e foi um dos organizadores da mostra Nova Objetividade Brasileira. Vergara também foi cenógrafo e figurinista de peças teatrais; suas obras dialogavam com o expressionismo e a arte pop. Inseriu a fotografia e os filmes super-8 em sua prática e desenvolveu uma série de trabalhos sobre o carnaval carioca. 

No âmbito da arquitetura, criou painéis para edifícios com materiais e técnicas do artesanato popular. Na pintura, produziu quadros abstratos geométricos, explorando tramas de losangos em campos cromáticos. A partir de suas diversas viagens pelo Brasil, Vergara ampliou sua técnica por meio do uso de elementos naturais locais, figurando com uma exímia contribuição para a inserção do rico cenário brasileiro no universo das artes plásticas.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais