Cidadeverde.com

Notícia da Manhã alerta para o consumo de alimentos estragados

Imprimir

Às vésperas do carnaval, o Notícia da Manhã, desta terça-feira(21/02), destacou no quadro Saúde os cuidados que o folião deve ter para não adquirir uma infecção com a ingestão de alimentos contaminados.

No carnaval é comum sair da rotina de uma alimentação caseira, mas antes de comer algo nas ruas é preciso observar a qualidade do que vai consumir. Durante o Corso, por exemplo, a Vigilância Sanitária apreendeu uma grande quantidade de comida estragada e bebidas vencidas.

Segundo a nutricionista, Agatha Carvalho, o folião deve observar se os manipuladores dos alimentos usam tocas, luvas e uniformes adequados; se o lugar é limpo e se a comida está em recipiente tampado ou com papel filme por cima. “Quanto mais exposto o alimento estiver maior o risco de contaminação”, disse, acrescentando que consumir alimentos contaminados pode levar à famosa infecção intestinal, com diarréia, vômitos e náuseas.  

No estúdio, a gastroenterologista, Simone Machado, ressaltou que saúde é tudo que temos de melhor e uma diarréia bacteriana pode levar a conseqüências fatais, embora não seja a maioria dos casos, que geralmente são quadros leves que podem ser resolvidos em casa mesmo.

A especialista alertou que nos casos de diarréia “sem vômito” a hidratação oral é muito importante, mas a venosa é fundamental quando a frequência de ida ao banheiro é grande e quando outros sintomas forem aparecendo como febre, calafrios e o surgimento de sangue nas fezes.

Segundo a gastroenterologista, o paciente deve esperar de 24 a 48h para observar esses sinais e caso se caracterizem procurar urgente um atendimento médico.

A doutora Simone Machado ainda lembrou que crianças, idosos e pacientes que já tem uma doença de base são os mais fragilizados nessas circunstâncias e frisou que a prevenção é a primeira medida para evitar o problema.  Ela recomendou atitudes simples como lavar as mãos e os produtos.

Assista no vídeo o quadro Saúde:

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais