Cidadeverde.com

Rodovia Transcerrados segue sem previsão de conclusão

Imprimir

Obra paralisada e trechos ainda sem previsão para serem concluídos. Este é o cenário atual da rodovia Transcerrados, PI-392,  importante via para o escoamento de grãos, iniciada há quase duas décadas, mas sem prazo para terminar. Dos 340 km da rodovia estadual, apenas 70 km foram asfaltados, em 47 km foi feito a terraplanagem e o restante tem revestimento primário, o que acaba trazendo problemas para caminhoneiros que acumulam prejuízos, principalmente, no período chuvoso. 

A 1ª etapa da Transcerrados- de competência do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) foi paralisada em dezembro de 2016 e deverá ser retomada em abril deste ano. Já a 2ª e 3ª fases, em torno de 220 km de estrada, ainda não há prazo para iniciar por falta de recursos. 

"A Transcerrados é a espinha dorsal da região dos Cerrados,  região produtora de grãos do Piauí, mas hoje só existem recursos para a 1ª etapa, que está sendo concluída. As outras duas etapas, em torno de 220 km, poderia ser feita pelo Governo, mas infelizmente hoje não temos recursos", disse o secretário estadual de Transportes, Guilhermano Pires. 

Para resolver a situação, o secretário ressalta que o Governo do Estado busca parcerios privados para concluir as etapas restantes.

"O Governo tem sondado várias empresas no Brasil, mas há essa dificuldade de crédito juntos ao BNDES e organismos internacionais. Contudo, o Governo continua tentando e se não for possível através de PPPs, com certeza conseguiremos recursos como Governo Federal ou através de operação de crédito. O importante é que a estarda será concluída", finaliza Pires.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais