Cidadeverde.com

Codevasf vai tirar dúvidas de gestores sobre convênios no Congresso das Cidades

Imprimir

Os prefeitos que vão participar do Congresso das Cidades terão a oportunidade de estreitar parcerias com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O evento vai acontecer de 13 a 15 de março na Fiepi. A companhia vai auxiliar os gestores na elaboração de projetos e execução de recursos. Faça sua inscrição

“O Congresso das Cidades tem que ter a participação obrigatória da Codevasf, justamente porque ali está a nossa clientela. Boa parte dos nossos instrumentos são firmados com os municípios. É uma boa oportunidade para haver esse estreitamento para que os municípios saibam quais são as nossas ações e de que forma eles podem ampliar e aperfeiçoar os recursos púbicos”, afirmou Fábio Miranda, Superintendente da Codevasf.

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. 

“Vamos levar nossos técnicos para prestar esclarecimentos, tratar das novas normativas para a celebração de novos convênios”, explica Fábio.

Segundo ele, o gargalo dos municípios está na prestação de contas. “Fazemos a celebração do convênio, mas a liberação está condicionada à contrapartida dos municípios. Isso eles precisam ficar atentos. Tem também a questão da prestação de contas dentro do sistema. Nós vamos fazer este esclarecimento, que é o gargalo que os municípios enfrentam”, conta.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualmente, a Codevasf executa R$ 800 milhões através de emendas parlamentares. “São 500 instrumentos ativos além dos próprios programas federais”, diz o superintendente, ressaltando que a portaria  interministerial 424 de 2016 também será discutida no Congresso. “Essa portaria mudou a sistemática de celebração de convênios. A Codevasf está sempre à disposição, seja na implementação do orçamento e no objetivo do convênio”, concluiu.

O Congresso das Cidades tem realização da TV Cidade Verde, Governo do Estado, Sebrae com apoio  da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) e do Conselho Nacional do Sesi.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais