Cidadeverde.com

Seplan e Segov executarão plano de trabalho com o PNUD

Imprimir

O secretário do Planejamento, Antonio Neto, recebeu nesta terça (21), em seu gabinete, a equipe que irá acompanhar a elaboração do acordo de cooperação técnica entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo do Estado do Piauí.
Este acordo é fruto do Protocolo de Compromisso  que o governador Wellington Dias assinou com a instituição, se comprometendo com a Agenda  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A equipe técnica do PNUD  participou de reunião com todos os diretores da Seplan para explicar o projeto de internalizaçao dos ODS na estrutura de gestao  do governo e na atuação da Seplan e da Secretaria de Governo junto aos territórios de desenvolvimento e os conselhos setoriais.

O secretário Antonio Neto destacou que o programa envolverá todas as secretarias e, portanto, é preciso que todos os gestores da Seplan percebam as interfaces em suas ações com o programa.

A Seplan, em parceria com a Segov, executará um plano de trabalho que terá por produto a sensibilização dos gestores para os  ODS e a realização de 12 eventos territoriais em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.

O trabalho a ser desenvolvido na parceria com o PNUD contará ainda com o apoio da iniciativa privada que será mobilizada para atuar tendo como norte 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.

A agenda ODS é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Ela busca fortalecer a paz universal com mais liberdade e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável.

O documento contém 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, e um arcabouço para acompanhamento e revisão. Os ODS são integrados e indivisíveis e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Na disseminação e no alcance das metas estabelecidas pelos ODS, é preciso promover a atuação dos governantes e gestores locais como protagonistas da conscientização e da mobilização em torno dessa agenda.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição
3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos
4. Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade
5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água
7. Garantir acesso à energia barata, confiável e sustentável
8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável
9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva
10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles
11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e resilientes
12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentável
13. Tormar medidas urgentes para combater a mudança do clima
14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos
15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável das florestas
16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável
17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: SegovSeplan