Cidadeverde.com

Filme que resgata memórias de Niède Guidón começa a ser rodado em maio

A história de uma vida de dedicação de Niède Guidón e sua equipe ao berço do Homem Americano vai ganhar as telas de cinema de todo o mundo. O longa metragem Niède Guidon - Memórias da vida do cineasta Tiago Tambelli está confirmado para iniciar as gravações em maio no Píauí. A produção é da piauiense B & T Áudiovisual em coprodução com a Lente Viva Filmes.O filme documental vai expor o trabalho de preservação da fauna, flora e sítios arqueológicos, e como tudo isso transformou a vida da população de São Raimundo Nonato, e de toda a região que compõe o parque.  A previsão de lançamento é o segundo semestre de 2018.

O Governo do Piauí será um dos patrocinadores majoritários do documentário com cerca de 35% dos recursos previstos para a realização do filme. Em contra-partida a produção do filme doará 20% de toda a receita gerada com a comercialização da película para a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham). A verba já tem destino certo e será usada para a revitalização do Sítio Arqueológico da “Toca do Salitre” e outras pesquisas realizadas no Parque.

Serão distribuídos ainda dois mil exemplares do filme em bibliotecas e escolas da Rede Estadual do Piauí, além de exibições públicas e palestras com equipe do filme e da Fundham em escolas da rede pública do Estado do Piauí.

O acerto foi definido nesta terça-feira (21) em reunião no Palácio de Karnak com o governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, o secretário Estadual de Cultura, Fábio Novo, o secretário Estadual de Turismo Flávio Nogueira Júnior,  o Coordenador de Comunicação João Rodrigues e a produtora piauiense B&T Audiovisual, proponente do projeto.

"No começo de 2016 foi feita uma grande pesquisa. O diretor Tiago Tambelli veio com três produtores daqui Márcio Bigly, Bárbara Nepomuceno e André Pessoa, para dar andamento ao roteiro que foi construído junto da arqueólogo que cedeu um vasto acervo de imagens e relatos inéditos para o filme. O projeto já foi aprovado pela ANCINE", acrescentou  a produtora Talyta Magno.

Para o governador Wellington Dias, o projeto vai documentar e divulgar ainda mais o Parque Nacional Serra da Capivara e as pessoas que o constroem, projetando ainda mais a reserva e a importância de suas riquezas para a história do Homem Americano e da humanidade.

“O filme tem como mérito fazer a arqueologia brasileira ganhar visibilidade colocando no cenário mundial uma região do Brasil, no Piauí, que é a Serra da Capivara. Também me anima o fato de isso estar integrado com a história dos nativos, das descobertas da arqueologia, ou seja, conhecer mais, através de uma linguagem cinematográfica que atinge mais rápido a população”, pontuou Dias.

O cineasta Tiago Tambelli acrescenta que a narrativa vai mostrar os fascínios da Serra da Capivara através da história de Niède. "Através dela, vamos apresentar a cultura do povo do Piauí, as belezas da Serra da Capivara, as pinturas rupestres e vamos revelar também a história de vida de uma mulher extremamente fascinante”, conclui o cineasta.

Assista ao teaser:

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais