Cidadeverde.com

Técnico do brasileiro que sofreu racismo pede punição ao próprio atleta

Imprimir

No fim de semana passado, o brasileiro Everton Luiz foi vítima de racismo durante uma partida do futebol sérvio, onde o Partizan Belgrado enfrentou o Rad Belgrado. 

Na saída do gramado, o jogador se dirigiu à torcida adversário e fez gestos obscenos, mostrando o dedo do meio, e depois chorou demais com toda situação.

O técnico do Partizan, Marko Nikolic, ao invés de defender o seu atleta, pediu uma punição para Everton Luiz. Vale lembrar que Nikolic já se envolveu em uma polêmica parecida no futebol , quando comandava o Olimpija de Ljubljana. Ele chamou um de seus próprios jogadores de "negro idiota". 

“Everton não deveria ter reagido, mas algo o fez reagir, não é? Ambos que protagonizaram o incidente devem ser castigados, tanto ele quanto a torcida rival. Estas coisas estão sucedendo o esporte e, na hora, as autoridades precisam sancionar os envolvidos. É um retorno à realidade do que acontece na Sérvia ", disse o treinador.

Durante toda partida, cada vez que tocava na bola, Everton era chamado de macaco pela torcida rival, que imitava sons do animal. Pouco antes do apito final, o jogo foi brevemente interrompido quando torcedores do Rad abriram uma bandeira com insulto contra o brasileiro. 

"Durante toda a partida fui chamado de macaco, além dos gestos imitando o animal. O som ficava ainda mais forte quando eu estava mais próximo. Chorei, sim, mas chorei de raiva e indignação.

Os jogadores rivais compactuaram com estes ataques ao defenderem os torcedores, se é que podemos chamar-los assim. Ao invés de me proteger, me atacaram ainda mais", disse Everton.

O futebol sérvio sempre foi marcado por episódios de racismo nos últimos anos, incluindo cantos da torcida contra jogadores negros da Inglaterra em um jogo entre as duas seleções na categoria sub 21, há cinco anos.


Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais