Cidadeverde.com

Detran lança campanha para prevenir acidentes no Carnaval

Imprimir

Com o tema "Carnaval Sem Acidentes: Sua escolha na ida faz toda a diferença na hora da volta", o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) lança campanha educativa. O intuito é inibir infrações de trânsito como a embriaguez ao volante e preservar vidas. As ações de educação e fiscalização serão realizadas a partir desta quinta-feira (23) até a Quarta-feira de Cinzas (1º).

De acordo com Arão Lobão, diretor-geral do Detran, com a chegada das festividades carnavalescas, o fluxo de veículos que trafegam nas estradas cresce consideravelmente e a probabilidade de acidentes por imprudência no trânsito acompanha esse aumento. Diante desse cenário, o órgão, por meio da Escola Piauiense de Trânsito, alertará a população sobre os perigos da combinação álcool e direção, além de apresentar dicas de segurança para um Carnaval seguro e sem excessos.

“O condutor precisa se conscientizar que, ao ingerir bebida alcoólica e dirigir ou exceder os limites de velocidade da via, coloca em risco a própria vida e a vida de terceiros. Medidas simples podem salvar vidas, o respeito mútuo preserva vidas. Carnaval é tempo de festa e é possível curtir a folia de forma consciente, garantindo segurança de todos no trânsito”, explica o diretor.

A partir desta quinta-feira (23), equipes de educação estarão no litoral piauiense, Barras, Água Branca, Floriano, cidades que costumam concentrar muitas pessoas durante o período festivo. Em pontos estratégicos destes municípios, os técnicos abordarão os foliões fazendo alertas para que mais vidas sejam preservadas, mostrando que atitudes simples podem salvar vidas.

"Nossos técnicos, com uma linguagem jovem, alegre e interativa, farão os alertas necessários para evitar infrações, acidentes e até morte nas vias. Mostrando que atitudes do dia a dia podem salvar vidas, como uso dos itens obrigatórios de segurança, o cinto de segurança ou o capacete e, principalmente, que a mistura álcool e direção pode ser fatal”, pontua Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT).

O Detran vai aumentar a fiscalização com etilômetros durante o Carnaval. Levi Gomes, diretor de Infrações do órgão, ressalta que o objetivo vai além de multar e punir os infratores. “O mais importante é a vida. Todo condutor sabe que não pode consumir bebida alcoólica antes de conduzir um veículo. Vamos garantir que os condutores respeitem a lei e se comportem de forma responsável no trânsito”, conclui Gomes.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Detran