Cidadeverde.com

Rajada de vento provoca fenômeno raro, o 'shelf clouds' no céu de Teresina

Imprimir
  • de8d0c8f-0a00-4769-bdaf-935da02e3a1a.jpg Werton Costa
  • 960948a1-b57d-4d63-8c55-30f03685a8fc.jpg Werton Costa
  • 0e94bb44-f5ff-4436-928d-a2d7ae1221aa.jpg Werton Costa
  • nuvem.jpg Werton Costa

A rápida chuva que caiu sobre Teresina nesta quarta-feira (22) associada a uma forte rajada de vento formou no céu da cidade um fenômeno meteorológico considerado raro: a nuvem prateleira, ou shelf clouds. O professor da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, explicou ao Cidadeverde.com que a formação nebulosa pode representar uma situação de risco para ocorrências de ventos mais fortes e descargas elétricas. 

O professor Werton Costa coordena uma pesquisa que analisa o sistema convectivos de média escala em Teresina. Desde 2008 ele analisa a formação das nuvens  e mapeia as características das chuvas que caem sobre a capital.

“Esse fenômeno da nuvem prateleira acontece com a chegada do verão chuvoso, que ocorre de dezembro e segue até março, com um grande sistema de chuvas e forma em condição de tempo severo. Esta nuvem que apareceu hoje foi originada dentro de nuvem cumulonimbus. As  shelf clouds   são formadas com a  associação de uma frente de rajada,causada por uma linha de instabilidade , geralmente uma corrente de ar fria. Quando ela chega no solo, condensa e forma nuvem arqueada, em formada de arco, que é a nuvem prateleira, conectada a base da cumulonimnus”, explica o professor.

Segundo a pesquisa de Werton Costa desde o início do período chuvoso, o céu de Teresina três formações de nuvens prateleira. Esse tipo de nuvem é mais comum no Sul do País. 

“É um número relativamente alto, já que o fenômeno é raro. A nuvem prateleira é um bom indicador que a estação chuvosa vai se regularizar nos próximos anos”, comenta o professor. 

A última formação de nuvem prateleira, ou shelf clouds, apareceu no céu de Teresina na semana passada. 


Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais