Cidadeverde.com

Aumenta em 65 % casos de Chikungunya no Piauí; 6 municípios registram a doença

Imprimir

A incidência de Febre Chikungunya está aumentando no Piauí. Boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, que monitora as doenças causas pelo Aedes Aegypti, revela que de janeiro a 22 de fevereiro de 2017, foram notificados 40 casos suspeitos da doença.  O número é 65,2% maior se comparado ao mesmo período de 2016. 

De acordo com o boletim, divulgado nesta quinta-feira (23),  os casos foram registrados em seis municípios piauienses: Teresina [35], Capitão de Campos [1], Lagoa de São Francisco [1], Picos [1], Parnaíba [1] e Uruçuí [1]. 

Dos 40 casos suspeitos, 33 foram confirmados. Já de janeiro a 22 de fevereiro de 2016, houve 15 registros prováveis de Febre Chikungunya e 5 comprovados. 

A  Febre Chikungunya causa febre de início súbito maior de 38,5ºC e dor articular ou artrite intensa. Os sintomas tendem a ser mais fortes em crianças e idosos. As dores causadas pela doença podem persistir por um período de até um ano. 

Enquanto o número de Febre Chikungunya aumenta, as notificações de dengue diminuíram expressivamente no Piauí. De janeiro a fevereiro houve redução de 75,3% em relação aos mesmos meses de 2016. Foram 81 casos confirmados em 2017 e 515 no ano passado. 

As cidades com maiores índices de dengue foram Teresina, Pedro II, Esperantina, Piripiri e Ribeiro Gonçalves.

Tanto a dengue como a Febre Chikungunya são transmitidas pelo Aedes Aegyti, logo a melhor forma de prevenção das doenças, é a eliminação de focos do mosquito, evitando acúmulo de água limpa.   


Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais