Cidadeverde.com

Carnaval: Conheça os alimentos que recuperam energia

Imprimir

A nutricionista Ariane Machado Pereira, da Naturalis, indica o consumo de água mineral, água de coco, frutas e suco de frutas ricas em potássio, refeições leves com legumes, verduras e carboidratos integrais. “Estes alimentos repõem alguns minerais que são perdidos durante o período de folia e ajudam a hidratar o organismo, já que na maioria das vezes, suamos muito e ingerimos mais bebida alcoólica”. Com uma alimentação balanceada, o folião terá mais disposição e energia para curtir a festa sem correr o risco de passar mal: “O indivíduo ficará hidratado durante todo o carnaval, o que ajudará na absorção dos nutrientes, regulação da temperatura corporal e funcionamento adequado do organismo”. Além disso, é de suma importância que a pessoa não pule nenhuma refeição, incluindo os lanchinhos intermediários, que devem ser feitos com frutas, cereais integrais, sucos, frutas desidratadas, etc.

Guaraná: alimento termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gorduras. É um excelente revigorante, que auxilia o organismo a evitar a fadiga por conter quantidade interessante de cafeína. 

Óleo de coco: rico em triglicérides de cadeia média (TCMs), o óleo de coco é 50% composto por ácido láurico que, no fígado, possui maior tendência a ser degradado para a geração de energia, promovendo aumento do gasto calórico.

Gengibre: é um estimulante que pode ser uma alternativa ao café. Sua ação ocorre sobre a circulação sanguínea, favorecendo a irrigação cerebral. Ajuda a dar pique e também aumenta a imunidade. Além disso, o gengibre também é indicado para enjoos, já que estimula o sistema digestivo. 

Pimenta: ajuda a ativar o metabolismo e a melhorar a energia, aumentando a disposição. Estudos mostram ainda que a pimenta pode estimular a produção da endorfina e afastar o desânimo. Além disso, é rica em capsaicina, uma substância que favorece a quebra de gordura no tecido adiposo e aumenta a temperatura do corpo, colaborando para a queima de calorias.

Chocolate: tem cafeína e teobromina na composição, que fornecem ação energética e colaboram na concentração e capacidade física. Também é rico em carboidratos, importantes fontes de energia. Prefira os chocolates que apresentam maior teor de cacau, pois estes apresentam alta concentração de flavonoides (compostos bioativos) e ajudam na ativação do sistema imunológico devido ao seu poder antioxidante. 

Canela: para os que gostam de uma cervejinha durante o Carnaval, a canela é uma ótima opção, já que o álcool prejudica a taxa de açúcar no sangue e causa cansaço. A especiaria contribui para o controle da glicemia, auxiliando na manutenção dos níveis adequados de glicose. Além disso, apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória.


Fonte: Corpo a Corpo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais