Cidadeverde.com

Crianças internadas no HUT ganham baile de carnaval

Imprimir

Em meio a suportes de soro, curativos, medicações, confetes e serpentinas as 30 crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) brincaram na festa de Momo realizada durante a manhã de hoje, 24 de fevereiro, na brinquedoteca, ao som de marchinhas de carnaval e muito frevo. Promovida pelos profissionais de saúde do HUT em parceria com estudantes de medicina da Facid esse tipo de ação tem contribuído para quebrar a rotina do tratamento e melhorar o estado de saúde das crianças.  
 
De acordo com Manoela Coutinho, gerente de enfermagem da Clínica Pediátrica, as crianças ficam mais alegres e esquecem por alguns instantes que estão internadas em um hospital. "A rotina de medicações associada ainda ao desconforto gerado pela internação deixa as crianças chorosas e tristes. Para levar mais alegria e tornar nossa assistência mais humanizada estamos sempre promovendo diversas atividades e festas. Assim, conseguimos estreitar os laços entre profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes e diminuir o tempo de internação, pois a alegria pode contribuir muito para acelerar o processo de recuperação dos nossos pequenos”, destacou Manoela.
 
Regivaldo Sousa que acompanha o filho, N. A. S., de apenas três aninhos, internado há 20 dias para tratar um síndrome nefrótica, disse que gostou muito da festa e que seu filho aproveitou pra brincar. “Nosso filho ficou muito feliz. Somos de Pedreiras, no Maranhão e já estamos longe de casa há muitos dias. Ele brincou a festa inteira e isso também nos deixa muito felizes”, comentou.
 
O HUT atendeu ano passado 9.196 atendimentos de crianças entre 0 e 14 anos. O motivo queda se destacou em primeiro lugar com 2.535 casos, representando 28% do total de atendimento de crianças. Em seguida veio o mal súbito com 863 casos, 9,4% do total e em terceiro dor abdominal com 846 atendimentos, 9,2%.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais