Cidadeverde.com

Estacionar em local proibido é a maior infração de trânsito cometida em Teresina

Imprimir

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) expediu 156 mil notificações decorrentes de infrações no trânsito em 2016. Destas, 23% foram em condutores que estacionaram seus veículos em locais proibidos. 

A segunda maior infração cometida pelos condutores que trafegam nas ruas de Teresina é o excesso de velocidade, atingindo percentual de 17%. Em terceiro lugar  ficou deixar de usar cinto de segurança, com 8% das notificações. Transitar em contramão ficou em quarto lugar, com 6% do total de multas. 

A região onde houve maior quantidade de contravenções foi o Centro de Teresina. O diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, destaca que a região central tem uma atividade maior de pessoas e, consequentemente,  uma incidência muito forte de  infrações. 

Com as infrações, a Strans arrecadou R$ 12 milhões. A quantia será revertida em  ações educativas e melhoria na mobilidade urbana da capital.

Condutores de veículos e motocicletas persistem nas infrações, apesar das ações educativas e de conscientização que são desenvolvidas pela Strans ao longo do ano. Outra estratégia desenvolvida é a presença de agentes da Strans nas escolas tanto da rede pública como da rede privada, trabalhando junto às crianças regras básicas de convivência no trânsito, uma ação que tem o principal objetivo de instruir os pequenos desde cedo para que sejam cidadãos conscientes do seu dever nas ruas, ao volante ou guiando motos e bicicletas, ou mesmo os direitos e deveres como pedestres.

Segundo a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, o mau comportamento de motoristas e pilotos tem reflexos nas ruas. “A má conduta tem trazido muitas consequências para as pessoas. Por isso é muito importante que elas repensem suas atitudes no trânsito. O respeito à sinalização e às regras de circulação fazem a diferença no trânsito. Além disso, o uso dos equipamentos de segurança tem salvado muitas vidas em casos de acidentes”, disse. 

Em todas as campanhas de educação no trânsito existem alertas para a necessidade de mudanças no comportamento das pessoas. “A notificação é uma maneira de punir esse condutor infrator, porém, é preciso que as pessoas mudem a sua conduta no trânsito para que possamos evitar os acidentes e para que tenhamos um trânsito melhor e mais seguro. A  conduta errada dessas pessoas poderá resultar em sérias consequências para a vida delas e dos outros”, concluiu.

Fiscalizações na Zona Rural

A Strans também está intensificando a fiscalização na zona rural de Teresina. Em quatro dias de fiscalização neste mês foram realizadas 93 abordagens de veículos, 40 notificações e 12 remoções. As ações têm como objetivo garantir a segurança das pessoas e reduzir os números de acidentes.  


Reportagem da Carol Santana (Com informações da Strans)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais