Cidadeverde.com

Centros de Especialidades Médicas serão implantados no Estado

Imprimir

A unidade de Picos, por exemplo, já está em pleno funcionamento, com oferta de consultas em diversos especialistas, como cardiologia, endocrinologia, angiologia, urologia, oftalmologia, nefrologia, ginecologia, dermatologia, ortopedia, otorrinoralingologia, mastologia, gastroenterologia, pneumologia, cirurgião geral, nutrição, psicologia, além de enfermagem e serviço social.

A constatação dos serviços foi feita pela equipe técnica do Banco Mundial, durante visita realizada nesta quarta-feira, 22, que “conheceu as obras para melhorias da ampliação da oferta dos serviços naquela unidade e perceberam o quanto conseguimos avançar no atendimento do Centro de Especialidades. Ficamos agora aguardando o desembolso financeiro do Banco Mundial para avançarmos na aquisição de mais equipamentos e ampliarmos a oferta de serviços como apoio diagnóstico aos profissionais”, disse o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

A abertura da unidade de Floriano é prevista para o segundo semestre, como afirma Costa. “A equipe do Banco visitou a obra, que está 70% concluída. Estamos fazendo os últimos ajustes entre o governo e o município para conclusão e até o segundo semestre de 2017 possamos colocar em pleno funcionamento essa unidade”, disse Francisco Costa.

A implantação dos Centros consta do projeto “Piauí, Pilares de Desenvolvimento e Crescimento”, aprovado em 2016, que envolve diversos setores das políticas estaduais como Saúde, Educação e Desenvolvimento Rural. Na Saúde, a operação envolve a construção e organização dos Centros de Especialidades Médicas. “O Estado fará os investimentos de adequação física, reforma e equipagem com a parceria dos municípios sede que colocarão suas equipes de trabalho à disposição dos Centros”, explica Cristiane Moura Fé, superintendente e Atenção Integral à Saúde – SUPAT.

Com essa parceria e aporte financeiro, o governo busca ampliar a oferta do serviço no interior. “Sabemos que ainda temos outras regiões para trabalhar e até 2018 estarão implantados os Centros de São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Parnaíba, com foco prioritário nas doenças cardiovasculares e diabetes. São essas as prioridades pactuadas entre o Banco e o Governo do Estado e que vamos ampliar para as mais diversas especialidades. E o paciente, devidamente encaminhado pela Regulação Estadual, evitará vir à Teresina para uma consulta especializada, porque terá o atendimento descentralizado nesses polos”, completa o secretário.

Para o consultor do Banco Mundial, David Sousa, um gargalo muito grande que observamos no país é a consulta especializada e o Banco vem tendo essa iniciativa de minimizar as dificuldades de implantação desses Centros, “por isso ficamos mais tranquilo com nossa visita aos municípios onde ouvimos dos gestores o engajamento na questão da saúde que ficou muito claro. A imagem que é transmitida para o Banco Mundial é de muito compromisso dos gestores”.

Fonte: Ccom
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais