Cidadeverde.com

Copa das Confederações na Rússia terá 'arbitragem eletrônica'

Imprimir

Assim como ocorreu no Mundial de Clubes, a Copa das Confederações na Rússia também terá o recurso do vídeo para ajudar a arbitragem. A decisão foi tomada na 131ª Assembleia Anual do IFAB (International Football Association Board), órgão que regulamente as regras do futebol, nesta sexta-feira, segundo Sálvio Spinola, comentarista da ESPN Brasil.

O torneio em território russo ocorrerá de 17 de junho a 2 de julho deste ano. Além da seleção da casa, estão classificadas para a disputa Alemanha, Austrália, Chile, México, Nova Zelândia, Portugal e Camarões. Quatro cidades serão testadas visando a Copa de 2018.

O recurso eletrônico servirá para ajudar a arbitragem em lances bastante duvidosos. No Mundial de Clubes, no entanto, houve erros e críticas à Fifa pelo uso do recurso.

Na semifinal entre Kashima Antlerse Atlético Nacional, o time japonês teve um pênalti marcado a seu favor após dois minutos do lance de falta ter ocorrido. A primeira reclamação foi o tempo de demora para uma tomada de decisão da arbitragem. Até ela ocorrer o jogo prosseguiu normalmente, inclusive com chance de gol para os colombianos.

Ao ver o recurso, a arbitragem definiu que foi pênalti. Esperou a bola sair para sinalizar a cobrança. No entanto, não reparou que o jogador que recebeu a falta na área estava impedido no momento da jogada. Foram feitas novas críticas ao uso do recurso.

Na outra semifinal entre Real Madrid e América-MEX, também houve polêmica. O árbitro do duelo chegou a anular um gol legítimo de Cristiano Ronaldo, mesmo com o assistente informando que o lance fora legal. Diante da polêmica, o árbitro paraguaio Enrique Cáceres consultou o recurso eletrônico e "revalidou" o gol do português.


Fonte: ESPN

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais