Cidadeverde.com

Prefeito dá ponto facultativo para as mulheres servidoras no Dia da Mulher

Imprimir

O prefeito Firmino Filho deu ponto facultativo ás mulheres servidoras públicas municipais nesta quarta-feira, 8 de março, por conta do dia da mulher. Com isso, fica facultado o registro de freqüência ás mulheres, ressalvados os serviços essenciais e de interesse público, que deverão ser realizados normalmente. Essa é uma atitude pioneira na administração municipal de Teresina.

No decreto, o prefeito destaca que o objetivo é reforçar a simbologia dessa data, retomando uma história que se origina na organização de mulheres trabalhadoras, e se legitima em uma contemporaneidade que reforça as desigualdades históricas entre homens e mulheres, em diferentes espaços, sobretudo nos espaços de trabalho, evidenciando uma realidade ainda repleta de desafios a serem superados. “As mulheres tem uma simbologia especial na administração municipal. Essa é uma força de homenageá-las e reconhecer a sua importância para a cidade”, ressaltou o prefeito.

A proposta é que as mulheres possam utilizar a data para participar das atividades que estão sendo programadas na agenda “Março Mulher”, que está sendo organizada e articulada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. “É um incentivo importante que o prefeito está proporcionando às mulheres, ao mesmo tempo em que reconhece a luta desse importante segmento ao longo dos anos. Com isso, as trabalhadoras municipais poderão se juntar ao movimento global de paralisação feminina e reforçar a simbologia histórica do 8 de março”, pontua a secretária da Mulher, Macilane Gomes.

A programação organizada pela Prefeitura para o mês da mulher iniciou no dia primeiro, com a campanha “Mulheres que inspiram”, em homenagem às mulheres pela sua trajetória de vida. No entanto, o lançamento da Agenda acontece nesta terça-feira, 07 de março, às 9h, no Espaço de Convivência Amor de Tia, localizado no Centro de Convivência Saber Viver, no bairro Matadouro. Ao todo serão mais de 70 ações programadas durante todo o mês de março.

No dia da mulher, uma das atividades da agenda será a realização do I Circuito Mulheres no Esporte de Teresina, que inicia no dia 08 de março, às 17h, no Parque Potycabana, e segue nos dias 09, 22 e 30 com atividades esportivas de várias modalidades, estimulando também a participação das mulheres nos Programas Vida Saudável, Esporte e Lazer da Cidade, ampliando assim, o acesso e a integração das mulheres aos equipamentos culturais e esportivos. 

Clique aqui para ver o decreto

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DIA 8 DE MARÇO:

Data: 08/03

07:30h  - -Manhã de acolhida às mulheres assistidas do Núcleo da Mulher
Local: Defensoria Pública do Estado
Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência
Responsável: Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência
08:00h -Ato Público de Mulheres: Reforma da Previdência.
Local: Praça do FRIPISA
Responsável: CMDM, CUT, Entidades de Mulheres e Movimento Feminista
08:00h -Capoterapia: proporcionar interação entre o grupo e melhorar o condicionamento
Local: CRAS Leste IV
-CCFV
Responsável: CRAS Leste IV
09:00h - Palestra sobre o Enfretamento e Denúncia dos diferentes tipos de violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
Local: Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Responsável: Núcleo Lei Maria da Penha do TJ/P
13:30h -Mulher em Debate: a autoimagem da mulher na sociedade contemporânea
Local: Centro de Comunitário de Aprendizagem Carlo Novarese.
Responsável: FUNACI
17:00h - Abertura do I Circuito Mulheres no Esporte de Teresina
Modalidade: Basquete, Handebol, Futsal, Dança, Capoeira e Voleibol.
Local: Parque Potycabana
Responsável: SMPM/SEMEL/Federações de esportes.
18:00h - i Circuito Mulheres no Esporte de Teresina
Modalidade: Dança
Local: Parque da Cidadania
Responsável: SMPM/SEMEL/Grupo de Mulheres Advogadas do Piauí
19:00h - Sessão Solene do premio “Mulher Destaque”, honraria a ser concedida à mulheres que tenham se destacado profissionalmente e/ou prestados relevantes trabalhos na área social
Local: Plenário José Ommati
Responsável: Câmara Municipal de Teresina

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais