Cidadeverde.com

João Henrique confronta Castro e diz: 'Convenção é quem decide candidatura'

Imprimir

O vice-presidente do PMDB no Piauí, João Henrique Sousa, reagiu às declarações do presidente da executiva estadual do partido, deputado federal Marcelo Castro, de que a legenda já bateu o martelo para apoiar a reeleição do governador Wellington Dias em 2018. Nesta segunda-feira (6), o petista deu posse aos peemedebistas Castro Neto e José Santana no DER e Sasc respectivamente, marcando a volta da legenda ao governo.

“O PMDB não é só o presidente. O PMDB são os 400 delegados do partido que vão votar na convenção em agosto de 2018. Este grupo é quem decide. Não é um grupo de 5 deputados. A convenção é quem decide candidatura”, declarou João Henrique em entrevista ao Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde.

A decisão de assumir cargos no governo, de acordo com João Henrique, veio de alguns integrantes e não da base do partido. “O presidente Themístocles disse que 80% da executiva do diretório estaria de acordo, mas há um equívoco. Não há ninguém da base nas solenidades. A base não foi consultada e nem a executiva. A reunião que decidiu foi feita na própria residência do Themístocles”, declarou.

João Henrique definiu a aliança como uma “coisa difícil de ser entendida” e mandou um recado aos governistas do seu partido. “Muita água ainda rolar por debaixo da ponte. É uma aliança extremamente frágil já que não aconteceu por inteiro. Ainda vão mandar projeto dando status de secretaria a órgãos para que os deputados assumam. É uma coisa difícil de ser entendida”, analisa.

Ainda de acordo com o vice-presidente do PMDB, o Piauí é ó único estado onde o partido está aliado ao PT. “Em nível nacional só o Piauí é exceção a regra. Se o presidente acha que nesse instante deve estar com o governo, que fique com o governo neste instante. Se isso vai consolidar o tempo é quem vai dizer. Não se trata de uma questão de mudar de ideia. A fotografia de hoje não estará igual daqui um ano. A situação será outra”, disse, citando o PP como exemplo.

“Ontem o governador fez aniversário e o PP não esteve lá. Isso quer dizer que não estão satisfeitos e isso se repetiu hoje. A vice participa porque é natural. Há muita coisa para acontecer. As circunstancias políticas podem alterar essa fotografia de hoje”, acrescentou.

Foto: Roberta Aline

Piauí em Movimento

João Henrique garantiu que a ida do PMDB para o governo em nada atrapalha os encontros que a Fundação Ulysses Guimarães, denominado Piauí em Movimento, vem realizando. A próxima edição será em Parnaíba, no dia 17. 

“Não atrapalha absolutamente em nada. Até que fortalece, porque é uma expectativa que está crescendo tão forte que hoje eu sou convidado do PSB para fazer uma palestra na sede do partido hoje às 18h. Respeitamos a posição de cada integrante do PMDB, mas tenho recebido a manifestação das cidades”, concluiu.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais