Cidadeverde.com

Receita Federal alerta para golpe de falso e-mail no Piauí

Imprimir

Aberto o período de declaração do Imposto de Renda aumenta a preocupação dos contribuintes e o oportunismo dos golpistas. Circulam pela internet mensagens eletrônicas sugerindo a atualização de dados pelo e-mail, ou ainda pior, que o contribuinte está sendo investigado após uma denúncia anônima de fraude com informações falsas como inadimplência junto a  Receita.

O advogado Eduardo Robert dá o exemplo de pelo menos três de seus clientes que desconfiaram da mensagem. Orientados eles tiveram a  atitude correta. Quem receber o e-mail deve excluir o arquivo não clicar em nenhum link, em hipótese alguma abrir os anexos que podem instalar vírus no computador e hackear os dados pessoais para usar em golpes futuros como empréstimos e compras.

A comunicação da Justiça Federal é sempre feita via Correios para que o contribuinte compareça a sede do órgão para os procedimentos administrativos. Eles foram surpreendidos por esse e-mail, sem aviso nenhum eles baixaram o aplicativo e o técnico de informática responsável pelo sistema de rede informou que tratava-se de um vírus. Nós acionamos a Receita através de ofício no intuito de informar essa prática que está acontecendo em Teresina", afirmou o advogado.

Este ano o número de casos está maior porque a declaração pede que o contribuinte informe o e-mail mas isso é apenas para efeito de cadastro a Receita Federal não faz comunicação de dados via internet a não ser que o contribuinte manifeste esse desejo pela comunicação eletrônica. A comunicação pela internet é feita apenas pelo site oficial da receita no campo eCac.

“A receita federal não envia e-mail as pessoas - a única hipótese em que ela faz isso é quando a pessoa autoriza e o meio de encaminhamento da mensagem é sempre por meio do portal de atendimento virtual da receita pela internet que é o portal eCac e ele receberá mensagens sempre por uma caixa postal presente no eCac e nunca por seu e-mail particular”, pontuou o delegado da Receita Federal Eudimar Ferreira.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais