Cidadeverde.com

Casarão histórico corre risco de desabar no Sul do Estado

Imprimir
  • unnamed.jpg Tânia Martins
  • unnamed_(4).jpg Tânia Martins
  • unnamed_(1).jpg Tânia Martins
  • unnamed_(3).jpg Tânia Martins

Um dos mais antigos e importantes monumentos históricos do Piauí pode se tornar um monte de escombros. Trata-se da sede da Fazenda Serra Negra, localizada na divisa dos municípios de Santa Cruz dos Milagres e Aroazes. A construção é datada de 1766 e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado. 

Atualmente, devido às chuvas na região, a estrutura do patrimônio ficou ainda mais comprometida. Segundo o ex-prefeito de Aroazes, Neto Minervino, muito já foi perdido da construção original e caso não haja uma interferência urgente o casarão vai desabar e com ele muitos fatos que marcaram a história do Piauí, assim como mistérios e lendas que existem por trás da fazenda.

Para muitos a Fazenda Serra Negra foi um lugar de acontecimentos tristes como crimes e castigos praticados por Luis Carlos Pereira de Abreu Barcelar, coronel e senhor de escravos dono da propriedade.  Conta à estória oral que o fazendeiro praticou muitas torturas, inclusive serrou uma escrava negra que deu origem ao nome da propriedade. Dizem também que o coronel mantinha em currais algumas onças para devorar escravos ou desafetos que lhe aborrecesse.  

As informações sobre o temido coronel ainda hoje repercute e muita gente que mora na região não frequenta o lugar porque, dizem, é mal assombrado pelos espíritos de escravos que foram torturados e tiveram mortes trágicas. 

Contam ainda que a morte do coronel Luis Carlos também foi cercada de mistérios uma vez que ao ser assassinado numa emboscada seu corpo nunca foi encontrado.

O governo do Estado informou que o casarão é de propriedade de empresa privada e que já notificou os responsáveis para a manutenção do prédio histórico. 

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais