Cidadeverde.com

Homenagem: governo ganha prêmio e adere a campanha 'Parou mulheres'

Imprimir

Em comemoração ao Dia das Mulheres no Piauí, a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho (PP), explicou que o governo do Estado aderiu ao ‘Parou Mulheres’, um movimento de cunho internacional para demonstrar que o governo do Estado é parceiro quanto às lutas das mulheres. Margarete informou que neste dia 8 de março, hoje, o governo do Estado receberá um prêmio de inovação pela criação do núcleo de feminicídio no Piauí, concedido pelo Fórum Nacional de Segurança Pública. 

O Parou Mulheres consiste em conceder ponto facultativo a todas mulheres servidoras do executivo estadual. 

“Significa que o Estado do Piauí está completamente engajado nas pautas e lutas das mulheres. Não é meramente decretar o ponto facultativo no dia 8 em homenagem, pelo contrário, é uma declaração de estar junto, de sororidade com as mulheres. Então vamos aderir ao movimento mundial para mulheres e o Estado do Piauí é parceiro das mulheres, tanto que se junta a essa campanha”, destacou a vice-governadora.

Ela acrescenta que aderir é mais um gesto de apoio, é uma declaração de que o Piauí está junto nas lutas das mulheres.

Margarete falou sobre o prêmio que o Piauí vai receber pelo destaque em ação contra a violência à mulher. “Além disso, vamos receber hoje um selo nacional de inovação em defesa dos direitos da Mulher, que é o prêmio oferecido pelo Fórum Nacional de Segurança Pública, entregue as três experiências no Brasil, que vão ser distinguidas com esse selo, pela criação do nosso núcleo de feminicídio, que é um núcleo de pesquisa e de acompanhamento de violência contra a mulher que vem fomentando todas essas políticas. Com isso, o Estado está entre as três melhores experiências, mais inovadoras de defesa dos direitos da mulher”. 
  
Aplicativo Salve Maria
O governo vai lançar um dos dispositivos mais inovadores do Brasil, com relação a defesa das mulheres que é o Salve Maria. É um aplicativo que as mulheres e homens podem baixar no celular, em situação de risco iminente, a mulher pode acionar todo o sistema de segurança através desse dispositivo, desse botão, fazendo com que a viatura mais próxima se diriga ao local onde ela está georeferenciada. Também possibilita que vizinhos e pessoas, transeunstes, que testemunham uma agressão contra a mulher, georeferencie esse lugar e imediatamente a viatura se desloca. No momento em que esse despositivo é acionado, aciona um sistema de alarme na Secretaria de Segurança Pública, para deslocar as viaturas para o lugar.

O lançamento do aplicativo acontecerá em março. A data ainda será definida.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais