Cidadeverde.com

Saúde da mulher: Cuidados para cada fase da vida

Imprimir

Cada ciclo da vida tem suas características e requer atenção especial a alguns pontos para manter a saúde. E isto é ainda mais importante para as mulheres, que atravessam períodos complexos e delicados como a gravidez e a menopausa. Listamos quais são os cuidados e os exames indicados para elas a cada fase da vida:


10 aos 15 anos
Recomendações: Primeira visita a um médico especialista ginecológico
A orientação dos pais é essencial nesta etapa de desenvolvimento e mudanças, onde ocorre a menstruação e iniciam-se os cuidados com a higiene íntima, por exemplo. A primeira visita ao ginecologista é indicada, pois neste momento é possível identificar alterações hormonais graves ou má-formação do aparelho reprodutor.

20 anos
Recomendações: Início de acompanhamento médico regular e vacinação contra o HPV
Exames: Sangue e Papanicolau
É o estágio no qual a mulher está na sua plenitude sexual e reprodutiva. As doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada lideram a lista das preocupações femininas neste período.
Para se certificar de que está tudo bem, deve-se realizar os exames de rotina (Sangue e Papanicolau) uma vez ao ano. Além disso, a vacinação contra o HPV (Humam Papiloma Vírus) pode evitar que as mulheres contraiam o vírus, que é o principal responsável pelo câncer de colo de útero.

 

 

30 anos
Recomendações: Atenção a gestação e prevenção de doenças
Exames: Mamografia, Colesterol, Triglicerídeos, Hormônios e Glicose
A maioria das mulheres decide começar uma família neste momento. Sendo assim, a gravidez se torna o foco principal e requer mais atenção para a qualidade de vida.
O acompanhamento aos níveis de colesterol, triglicerídeos, hormônios e glicose e a prevenção da osteoporose são recomendados. Assim como, a primeira mamografia.

40 anos
Recomendações: Aliviar a tensão da menopausa e realizar outros acompanhamentos médicos
Exames: Proctológico, Ultrassom pélvico, Fundo de olho e Densitometria Óssea
Os primeiros sinais da menopausa são sentidos, a transição do ciclo reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.
Os exames recomendados são: Proctológico, para prevenir o câncer colorretal; Ultrassom pélvico, para checar o útero, as tubas uterinas e os ovários; Fundo de olho, para analisar o estado dos vasos sanguíneos e Densitometria óssea, para avaliação da massa óssea e predição de fratura óssea.

Acima dos 50 anos
Recomendações: Atenção aos sinais do corpo
Exames: Check Up completo
Os cuidados são semelhantes para homens e mulheres na meia idade. É indicado realizar um check up completo no corpo, como exames de sangue, pressão e medida de cintura. É importante também, ficar atenta a sintomas diferentes que o corpo possa apresentar. Acima dos 65 anos, é indicada a vacinação anual contra a gripe e, conforme prescrição médica, contra a pneumonia.

Lembrando que, exercícios físicos e alimentação balanceada são indicados em TODAS AS FASES DA VIDA. Assim como, não fumar e ingerir bebidas alcoólicas com moderação. E o acompanhamento médico é a melhor maneira de se prevenir contra doenças.

 

Fonte: Nossa Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais