Cidadeverde.com

Empresário é preso suspeito de desvio de energia nos Cerrados

Imprimir

Um empresário paranaense foi preso em flagrante suspeito de desvio de energia elétrica no município de Uruçuí, a 459 km de Teresina. A prisão de Tiago Matos ocorreu na quinta-feira (09) durante operação Cerrados deflagrada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e Eletrobras Distribuição Piauí.

Na fazenda do suspeito foi encontrado um transformador de grande porte (112,5 kVA), ligado diretamente à rede, fornecendo energia para a sede da fazenda, residências dos funcionários e maquinários de uso agrícola. O produtor de soja foi levado para a delegacia de Uruçuí e, de acordo com a polícia, confessou o crime e deve responder pelo crime de furto.

A potência do transformador era suficiente para atender 160 residências. O prejuízo causado a empresa de distribuição de energia ainda será calculado. 

"Vamos avaliar a carga que foi instalada na fazenda e há quanto tempo havia sido feita essa ligação. Isso vai gerar um processo de recuperação da receita e uma fatura de energia que ele vai receber para que seja paga a energia que foi consumida e não foi paga para a empresa", disse Rafaela Moreira, gerente do Departamento de Medição e Combate às Perdas da Eletrobras Piauí. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ela disse ainda que outras propriedades serão fiscalizadas.

"Essa região está sendo monitorada por ser de alto consumo de energia e ter uma grande extensão territorial. As perdas comerciais da Eletrobras Distribuição Piauí atingem hoje o índice de 18%, cerca R$ 120 milhões por ano de prejuízo a empresa. Fraudes e furtos de energia causam prejuízos para a empresa e para todos os consumidores, que sofrem o impacto do aumento de tarifa e redução de qualidade e investimentos no sistema elétrico", disse Moreira 

Desde o início deste ano, já são 19 prisões por furto de energia elétrica.

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais