Cidadeverde.com

Sejus reconhece dificuldades e promete investigação justa de servidores

Imprimir

O Secretário Estadual de Justiça, Daniel Oliveira, admitiu que o sistema prisional do Piauí vem passando por dificuldades. Durante entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (13), o gestor falou das dificuldades, mas garantiu também que será feita uma investigação justa e completa em relação aos servidores afastados após a fuga de 26 detentos da Penitenciária Irmão Guido no Carnaval.

"O Estado reconhece as suas dificuldades e sua parcela de responsabilidade no sistema prisional. São Inúmeras dificuldades, mas qual é o nosso plano? Garantir mais e melhores presídios para o Piauí. Eu não deixo de reconhecer as dificuldades mas a investigação vai acontecer. A estrutura debilitada não é determinante para uma fuga. Você pode ter um presídio com estrutura física debilitada mas com bons recursos humanos e  garantir que os presos permaneçam em perfeita ordem. Vamos apurar e faremos uma investigação justa. Se não houver culpa eles voltam aos cargos", garantiu o secretário.

 Daniel também rebateu o discurso do Sindicato dos Agentes Penitenciários que alega péssimas condições de trabalho. Para o secretário, os servidores hoje tem totais condições de desempenhar o seu trabalho. " Na grande maioria dos dias você observa que não acontece nada. Se o problema dessa fuga é a estrutura física tinha que ter fuga todo dia. O que eu estou dizendo é que o Estado faz sua parte com reformas na unidade. O estado reconhece que o problema existe, mas se existiu falha de servidor nós vamos apurar. Se há responsabilidade, haverá uma punição", declarou.

Daniel Oliveira afirmou que melhorias na Penitenciária Irmão Guido seriam "enxugar gelo". Segundo ele, o foco da gestão tem sido desenvolver e liberar a construção de novos presídios como a Cadeia Pública de Altos que estava há dez anos com o projeto parado e deve sair do papel em 2018 e a Penitenciária de Campo Maior, que segue desde 2009 na mesma situação e deve ser entregue este ano. "Nós conseguimos através de um acordo com o judiciário, o Ministério Público e todos os órgãos garantir que elas saiam", acrescenta.

Fotos: Yala Sena

Em relação a insalubridade do local, o secretário reconhece que a situação é crítica na questão sanitária, mas reforça que a penitenciária é importante para o sistema e não é cogitado no momento o seu fechamento. Daniel acrescenta que o servidor piauiense teve um aumento de no mínimo o dobro, das taxas de aumento nacionais. Segundo ele, desde que assumiu, em 2015, até hoje o salário do servidor da Justiça subiu cerca de 30%, e mesmo com os ganhos ele afirma que tem lutado para que o Estado avance mais. "Em que lugar está fazendo 100% de sua parte? Nós queremos que o estado avance", questionou.

O secretário conclui afirmando que o Estado tem cumprido sua parte, garantindo os pagamentos  e condições adequadas aos servidores e reforçando que a medida de afastamento é cautelar como dever do Estado em investigar.

"Bom ou mal, ruim ou não a Irmão Guido é uma unidade importante e que deve continuar em funcionamento. Eu reconheço que entre os profissionais afastados há pessoas sérias, dedicadas e abnegadas, o que não impede, por questões legais, esse afastamento cautelar. É dever do Estado investigar", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais