Cidadeverde.com

CCJ aprova criação da Fundação Hospitalar e de 9 coordenadorias no Estado

Imprimir

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

 
Foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Piauí, o projeto de autoria do governo, que cria nove coordenadorias e 81 cargos em vários setores do Estado. A matéria foi aprovada com apenas uma abstenção, do deputado Firmino Paulo, do PSDB. 

Outra novidade é a aprovação da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, que vai gerir todos os hospitais no Estado. 

Nesta terça-feira (14), a pauta que cria os cargos foi votada também na Comissão de Administração e recebeu duas emendas - uma dos deputados João de Deus (PT) e João Mádison (PMDB) e outra do deputado Severo Eulálio (PMDB). 

A primeira emenda prevê a contratação de cargos apenas por concurso público ou processo seletivo. A segunda garante ao deputado Pablo Santos (PMDB), que assumirá a Fundação Hospitalar, o status de secretário. 

O deputado Marden Menezes (PSDB) afirmou que Firmino Paulo se absteve conforme o posicionamento do partido. "Firmino Paulo preferiu se abster justamente pelo fato de que o PSDB entende que a criação de cargos traz encargos para o governo do Estado, o que acaba por contrariar a PEC do próprio governo, que foi aprovada no ano passado, proibindo o aumento das despesas para o poder executivo estadual", argumentou o parlamentar. 

O deputado João Mádison, que é a favor da aprovação matéria,  informou que ela deve ser votada ainda hoje ou amanhã no plenário da Casa, e que a posse de Flávio Santos está marcada para a próxima segunda-feira (20).

"Após a aprovação, em primeira e segunda votação, o governador vai dar posse aos novos coordenadores e ao nosso secretário Pablo, em solenidade, na próxima segunda-feira", confirmou Mádison. 

Flash de Lyza Freitas
Redação de Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais