Cidadeverde.com

Governador negocia liberação de R$ 450 milhões para metrô em Teresina

Imprimir

Em Brasília nessa quarta-feira (15), o governador Wellington Dias (PT) teve reunião nos Ministérios dos Transportes e Aviação Civil e no de Planejamento, onde disse que estão sendo feitos entendimentos para a liberação de R$ 450 milhões que serão investidos na implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, VLT, em Teresina. 

De acordo com Wellington Dias, ficou acertado para que na primeira semana de abril, a equipe do governo do estado com a do Ministério dos Transportes e Aviação Civil analisem o projeto do Piauí sobre o VLT. 

“No ministério do Planejamento acertamos um entendimento para viabilizar o projeto do VLT, o metrô de Teresina. Temos projeto e investimentos que já estão em andamento feitos pela prefeitura e governo e federal, para desenvolver a mobilidade urbana na capital. Parte dessas obras já ficaram prontas e outras estão em andamento, ou seja, com as condições de ter linhas próprias para os ônibus, com estações modernas e integradas com o metrô”, destacou o governador.

Wellington Dias disse que foi surpreendido por uma decisão nacional de que os recursos que deveriam estarem assegurados e que não foram liberados pelo Orçamento Geral da União para o metrô, não serão mais liberados. Ainda assim, o governador afirmou que o governo está analisando outras formas de liberação de recursos.

“É um prejuízo para o Estado porque a gente já vinha trabalhando com a parte relacionada a um empréstimo. O governo federal disse que tinha dificuldade de liberação em 2015 e 2016 e estamos trabalhando para a obra do metrô na região do Troca-Troca em direção ao Renascença. Então acertamos de poder reabrir a negociação onde mantemos a perspectiva do Orçamento Geral da União, sabendo que não contamos com recursos esse ano, mas deve-se abrir uma iniciativa”, contou o chefe do executivo no Piauí.

A alternativa de liberação de recursos pode ser através do Certificados de Potencial Adicional de Construção, CEPAC, segundo Wellington Dias, que é uma linha de crédito específica.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais