Cidadeverde.com

Esforço concentrado do TJ já proferiu mais de 100 sentenças em Teresina

Imprimir

O esforço concentrado em varas criminais da comarca de Teresina já proferiu mais de 100 sentenças. O índice foi apontado por relatório enviado, nesta quinta-feira (16), pela coordenação do esforço à Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI), responsável pela execução da atividade. 

Atualmente, o esforço concentrado abrange as 3ª, 4ª, 7ª e 9ª Varas Criminais de Teresina, unidades com maiores índices de presos provisórios quando da triagem que antecedeu a realização das audiências. Até o dia 10 de março de 2017, o esforço concentrado contou com 38 dias úteis e 103 sentenças proferidas pelos 12 magistrados que participam da iniciativa. Ao todo, 93 réus foram condenados e 30 foram absolvidos. 

A metodologia dessa força adicional de trabalho envolve a designação de magistrados de comarcas do interior que se revezam na realização de audiências das varas beneficiadas, em Teresina, no contra-turno do expediente externo do Fórum Central Cível e Criminal, das 14h às 20h.

De acordo com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, os primeiros resultados do esforço concentrado são extremamente positivos. "Temos conseguido avançar bastante e já temos depoimentos de magistrados titulares das varas beneficiadas sobre a retomada das audiências de réus soltos, algo que não conseguiam fazer em função da sobrecarga da pauta de audiências de réus presos", comentou o corregedor, ressaltando que a atividade deve seguir até o mês de junho.

A realização do esforço concentrado nas varas criminais da Capital conta com o apoio da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI) e Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais