Cidadeverde.com

Falha do Ministério da Saúde faz Piauí ficar sem teste rápido de sífilis

Imprimir

Os kits de testes rápidos de sífilis estão em falta no Piauí.  Somente no Centro de Testagem e Aconselhamento, em Teresina, costumam ser feitos 400 exames  por mês, mas desde o início de março nenhum teste ligeiro da doença é feito. 

A falta de estoque é um problema que abrange todo País. O Ministério da Saúde prometeu regularizar a distribuição em abril. Por enquanto só gestante tem prioridade para ser examinadas, mas por outro método. 

"Realmente estamos com falta desse kit. Essa falta não é só no Piauí. A licitação já ocorreu e em abril os estados e municípios estarão com seus estoques regularizados", afirma a enfermeira do Centro do Testagem, Alana Damascena.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ter transmissão congênita [de mãe para filho durante a gravidez].

Os registros da enfermidade estão crescendo no País e preocupam as autoridades em saúde. No Piauí, em 2010 houve 36 diagnósticos de recém nascidos com a doença. Já em 2016, este número subiu para 440 crianças infectadas. 

 

Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais