Cidadeverde.com

Duplicação da adutora do Parque Piauí melhora abastecimento da capital

Imprimir

Em Teresina, para aumentar a distribuição de água na zona Sul, o governo realiza a duplicação da adutora do bairro Parque Piauí por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). “Nós temos uma capacidade para transportar 1,6 mil litros por segundo. Agora nós estamos ampliando para quase 4 mil litros por segundo de água“ diretor do Idepi, Juraci Santana. A nova estrutura possui três quilômetros de adutora de 900 milímetros que vai ligar a ETA ao reservatório de água do Parque Piauí, com condições de abduzir até 1.300 litros/s. Além do abastecimento de água, será possível a manutenção do sistema. Os investimentos são na ordem de R$ 11.430.118,20.

A iniciativa faz parte do projeto de ampliação do Complexo de Produção de Água Tratada do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) no município de Teresina. “É uma obra que vai melhorar sensivelmente a produção, o armazenamento e a distribuição de água tratada para Teresina em especial a zona Sul”, Francisco Monteiro, chefe de gabinete do Idepi.

Outros bairros serão beneficiados com o aprimoramento do abastecimento e distribuição de água como o Lourival Parente, Angelim, Saci, Bela Vista e Morada Nova. A nova estrutura conta com 3 km de adutora de 900 milímetros, que vai ligar a estação e tratamento ao reservatório de água do Parque Piauí

Para o governador Wellington Dias, a região merece um olhar cuidadoso quanto à questão do abastecimento de água. “Aqui na região que envolve o Parque Piauí, Saci, Angelim e Porto Alegre, temos abastecimento, mas não é suficiente. Com os novos reservatórios, que possuem uma grande capacidade de armazenagem, conseguiremos dar segurança na distribuição. Aqui também trabalharemos a ampliação na parte de tratamento”, atentou o chefe do executivo piauiense.

A outra região citada por Dias, já na zona Norte, é da Santa Maria da Codipi e Jacinta Andrade. “Ali foi resolvida a parte de tratamento, entramos numa fase de teste e verificamos problemas de energia. Para resolver a questão, autorizei a instalação de um gerador que seja capaz de dar sustentação, enquanto terminamos uma linha que amplie a capacidade elétrica, pois é preciso energia para movimentar as bombas, que farão a distribuição de água”, complementa o governador.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais