Cidadeverde.com

Tuberculose entra na lista das doenças negligenciadas e PI registra 800 casos

Imprimir

 

A Secretaria Estadual de Saúde o Piauí confirmou nesta sexta-feira (24) que nos últimos dois anos foram registrados 874 casos de tuberculose no Estado. Somente ano passado, foram 685 novos casos da doença. A tuberculose também entrou na lista das doenças negligenciadas pelos pacientes.

Para conscientizar a população, municípios e profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, a Sesapi incentiva ações de prevenção, alusivo ao dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

O Piauí vem trabalhando em parceria com os municípios, por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT), na capacitação e manejo clínico dos casos, realizando estratégias de apoio, distribuindo materiais educativos e incentivando a busca ativa da doença, que é por meio dela que se detecta precocemente a tuberculose.

Uma dessas ações para reforço de estratégias de combate nos municípios é a realização do IV Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase no Piauí.  O evento será realizado pela Secretaria da Saúde, no dia 4 de maio, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina. O fórum é voltado aos municípios, por meio de representantes que acompanham as referidas doenças em suas cidades. A ação está inserida na programação do III Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que se propaga pelo ar por meio de gotículas expelidas por um doente ao tossir, espirrar ou mesmo ao falar em voz alta. Ela é curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa e a adequada operacionalização do tratamento.

Casos

Ao ser identificado um caso novo, ele é curável na própria atenção básica, como explica a supervisora de Tuberculose do Piauí, Ivone Venâncio, “O Estado vem trabalhando essa política de saúde pública em combate a este agravo, que está dentro da lista das doenças negligenciadas. Temos como meta curar 85% dos casos novos e, nesse propósito, vamos subsidiar as ações do programa em parceria com os municípios”, destaca Ivone.

Para os profissionais de saúde também é disponibilizado o plano de eliminação de tuberculose em nível nacional, nele se encontram as estratégias que serão trabalhadas com o propósito de eliminar a doença como problema de saúde pública, reduzindo o número de casos e assim quebrando a cadeia de transmissão da doença.

Em 2015, o Brasil ocupou o 20º lugar na lista dos 30 países com alta carga de Tuberculose. No Piauí, foram diagnosticados 655 casos novos, ocupando o 23º lugar entre os estados do Brasil, 9º lugar na região nordeste e é o 19º em coeficiente de mortalidade no país.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais